Letícia Novaes, que tem um trabalho premiado, mostra o show Letrux na Flim. Foto / Ana Alexandrino/Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Sétima edição do evento traz programação híbrida, misturando atrações online e presenciais

 

DA REDAÇÃO

A Feira Literomusical (Flim) 2021 do Parque Vicentina Aranha, na região central de São José dos Campos, começou nesta sexta-feira (17) de manhã e segue até domingo (19). O evento, que está em sua sétima edição, deixou de ser realizado no ano passado devido à pandemia de covid-19, retornando neste ano com algumas atrações online e outras presenciais.

Girando em torno do tema “Baila – O Corpo que Lê”, a Flim promete uma viagem pelo mundo da dança por meio de shows, mesas literárias, lançamento de livros e outras atrações.

Presenciais

As vagas para as atividades presenciais serão limitadas. É o caso do “Sarau Dança das Palavras” e da transmissão do show com Rael, que será feita no telão de cinema do Parque. Cada pessoa pode retirar dois ingressos gratuitos nos sites https://bit.ly/FLIMSARAU e https://bit.ly/FLIMRAEL.

Segundo a Afac, gestora do Parque e organizadora da Flim, todas as normas de segurança serão seguidas, com uso obrigatório de máscara, álcool em gel e distanciamento.

PUBLICIDADE

> Nesta sexta

Letrux

É o show de abertura da Flim 2021, às 21h, online, com transmissão ao vivo. Letícia Novaes é atriz, cantora, compositora e escritora. Em 2017, lançou o disco “Letrux em Noite de Climão”, que ganhou o prêmio de melhor disco no canal Multishow.

Com esse disco, Letícia cantou em festivais no Brasil e em Portugal. Em 2020, lançou seu segundo disco, “Letrux aos Prantos”, que foi indicado ao Grammy Latino de melhor álbum de língua portuguesa. O show foi considerado um dos melhores do ano pelo “Estadão”, perdendo para Caetano Veloso e Criolo.

Palavra Mito e Mundo: Quando a Dança Começou

Mesa literária e espetáculo de dança com transmissão ao vivo, às 19h, com participação da Cia. Jovem de Dança de São José dos Campos. Realizada logo após a abertura oficial da Flim, a mesa será conduzida pela escritora e jornalista Semayat Oliveira e irá reunir três especialistas.

Participam a poeta pernambucana Cida Pedrosa; o escritor, ambientalista e pesquisador tapuia Kaká Werá; e o cantor, compositor, poeta e pesquisador de línguas africanas Tiganá Santana.

Intervenção Residência Literária com o Coletivo LAB

André Yamamoto, Camila Morita, Daniel Corbani e Danilo Ferrara formam o Coletivo LAB. O grupo de pesquisas no campo de arte-tecnologia propõe intervenções nas quais o público interage com a arte numa instalação que foi resultado da Residência Literária, uma imersão conduzida pela escritora e curadora da Flim, Caroline Rodrigues.

Evento com acesso presencial, instalado próximo ao Pavilhão Alfredo Galvão. Sexta e sábado das 8h às 21h, e domingo das 8h às 17h.

Alameda dos Poemas Poliedro

A Alameda dos Poemas é um espaço sensorial, integrado ao meio ambiente, que propõe uma experiência diferente para os visitantes. O evento conta com a participação de alunos do Colégio Poliedro e dos escritores Clarice Sabino, Daniel Pedrosa, Guilhermo Codazzi, Kuba Cuesta, Poeta Marcelo, Meire D’Origem, Miriam Menezes, Sandra Guimarães e Vanessa Alves.

Evento com acesso presencial, instalado próximo ao Pavilhão Alfredo Galvão. Sexta e sábado das 8h às 21h, e domingo das 8h às 17h.

Venda de livros online

De sexta a domingo, 14 autores regionais estarão vendendo seus livros durante a Flim. A venda é feita por meio do site da Feira.

PUBLICIDADE

> Serviço

Transmissão online

Facebook

https://www.facebook.com/parquevicentinaaranha

https://www.facebook.com/flim.sjc

YouTube

https://www.youtube.com/c/ParqueVicentinaAranha

PUBLICIDADE

Programação

Sexta-feira (17)

– Alameda dos Poemas Poliedro (presencial) – 8h às 21h

– Exposição Interativa com o Coletivo LAB (presencial) – 8h às 21h

– Abertura oficial e mesa: Palavra, mito e mundo: quando a dança começou (online) – 19h

– Show com Letrux (online) – 21h

Sábado (18)

– Alameda dos Poemas Poliedro (presencial) – 8h às 21h

– Exposição Interativa com o Coletivo LAB (presencial) – 8h às 21h

– Mesa: Tomar e retomar o corpo (online) – 10h00

– Sarau Dança das Palavras (presencial e online) – 15h

– Mesa: A dança do corpo que lê (online) – 17h

– Show com Rael (online com transmissão na tela de cinema do Parque) – 20h30

Domingo (19)

– Alameda dos Poemas Poliedro (presencial) – 8h às 17h

– Exposição Interativa com Coletivo LAB (presencial) – 8h às 17h

– Contação de Histórias – Inaê e o Arco Mágico (online) – 10h30

– Entrelinhas – lançamento de livros (online) – 15h

– Show com Hercules Gomes (online) – 17h