Vacinação na quarta-feira no lar de idosos Veríssimo. Foto / Adenir Britto/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Cadastro serve para calcular número de doses necessárias; é preciso explicar motivo do não comparecimento

 

DA REDAÇÃO

A convocação de todo o público-alvo da vacinação contra covid-19 em São José dos Campos já terminou. Quem tem mais de 18 anos e ainda não compareceu aos postos, agora vai ter que se cadastrar para receber o imunizante. O cadastro está disponível desde a quarta-feira (14) no site da Prefeitura: www.sjc.sp.gov.br.

A Secretaria de Saúde informou que mais de 3 mil pessoas acima de 18 anos, sem comorbidades, já preencheram o cadastro desde quarta-feira. O cadastramento é importante para a previsão do número de doses necessárias para esse público que não compareceu nos dias programados. No cadastro, é preciso informar o motivo que impediu a pessoa de se vacinar.

O Governo do Estado ainda não enviou remessa de vacinas para esse público, apesar de a Prefeitura dizer que já solicitou cerca de 10 mil doses.

Primeira dose

Nesta sexta-feira (17), a primeira dose segue sendo aplicada em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. A vacinação será feita nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) –exceto a do Jardim das Indústrias – e Casas do Idoso, das 8h às 17h; e no Colégio Tableau, das 8h às 21h.

Adolescentes com 12 anos ou mais, com comorbidades, deficiência, gestantes e puérperas poderão receber a vacina somente nas UBSs, das 8h às 17h.

PUBLICIDADE

Segunda dose

Vacinados até 30 de junho com AstraZeneca receberão a segunda dose da Pfizer, conforme diretriz do Grupo de Vigilância Epidemiológica. A medida será adotada até que o Governo do Estado envie nova remessa de doses da AstraZeneca para o município. Um termo de ciência está disponível no site da Prefeitura e nos postos de vacinação.

Quem tomou a primeira dose de CoronaVac até 25 de agosto também pode procurar um dos postos de vacinação para receber a segunda dose do mesmo imunizante.

A vacinação será feita nos mesmos locais e horários acima.

PUBLICIDADE

Terceira dose

Idosos com 85 anos ou mais podem tomar a terceira dose também nos locais e horários acima. A terceira dose é válida para todos os idosos acima de 85 anos, independentemente de qual imunizante tenham tomado anteriormente.

A Prefeitura orienta que a dose de reforço só poderá ser recebida por quem foi imunizado com a segunda dose há pelo menos seis meses.

As senhas começam a ser distribuídas nos postos a partir das 8h e a vacinação é feita de acordo com a capacidade de cada posto.

Nos asilos

Desde quarta-feira a Prefeitura começou a levar a terceira dose aos idosos acima de 60 anos que moram em instituições de longa permanência, como asilos e casas de repouso. Serão vacinados idosos de 36 instituições públicas e particulares. A previsão é imunizar cerca de 600 pessoas nesses locais.