Gütlich se fixou por 30 anos em S. José, onde criou e dirigiu a Escola de Belas Artes. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

O pintor chegou em São José dos Campos em 1962, permanecendo por 30 anos na cidade, onde criou a Escola de Belas Artes; até novembro, suas obras irão ocupar cinco salas do Museu Municipal

 

DA REDAÇÃO

O Museu Municipal de São José dos Campos inaugura nesta sexta-feira (26), às 19h, a exposição “Gütlich – Entre Mundos”, que homenageia o centenário do pintor holandês Johann Gütlich e os seus 70 anos de Brasil. Desse período, 30 anos foram passados em São José dos Campos, onde o artista criou a Escola de Belas Artes da cidade.

A exposição, que irá ficar até 30 de novembro, ocupa cinco salas do museu separadas por temas de suas obras: trópicos, inverno, personagens, fase branca e desenhos e guaches. Parte dos quadros do artista pertence ao acervo do Museu Municipal, responsável pelo trabalho de restauro das peças. Outras, foram cedidas em comodato.

Esta é a primeira exposição pós-reabertura do museu, em janeiro deste ano, após reforma geral do prédio. O Museu Municipal funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. O espaço oferece visitas guiadas à exposição mediante agendamento prévio para grupos com até 35 participantes. A visita dura em torno de uma hora.

Para agendar uma visita guiada entre em contato com o Museu Municipal pelo e-mail educativomm@fccr.sp.gov.br. Mais informações sobre agendamento pelo telefone (12) 3921-7587.

PUBLICIDADE

Trajetória

Nascido em Roterdã em 29 de agosto de 1920, o pintor holandês completou 100 anos em 2020, durante no auge da pandemia de covid-19, o que impediu comemorações. Chegou ao Brasil em 1953, após a Segunda Guerra Mundial. Já era um artista maduro e foi convidado por um grupo de intelectuais brasileiros para expor nos museus de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Gütlich desembarcou em São José dos Campos em 1962. Convidado pela Prefeitura, criou e dirigiu a Escola de Belas Artes, que esteve em atividade entre 1962 e 1970.

A condição de habitar um país com uma cultura muito diferente da sua impôs ao pintor o desafio de compreender a paisagem e o homem locais. No começo, as paisagens de inverno ainda o perseguiam, mas aos poucos novos lugares e personagens foram surgindo. A figura do cangaceiro foi marcante e as paisagens da caatinga e do cerrado também. Em 1969, enveredou pelo caminho do expressionismo abstrato.

PUBLICIDADE

Serviço

– O quê? – Exposição “Gütlich – Entre Mundos”

– Quando? – De 26 de abril a 30 de novembro

– Onde? – Museu Municipal (Praça Afonso Pena, 29 – Centro)

– O que mais? – Entrada gratuita, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Visitas guiadas mediante agendamento prévio, para grupos com até 35 participantes, pelo e-mail educativomm@fccr.sp.gov.br. Mais informações sobre agendamento pelo telefone (12) 3921-7587.

PUBLICIDADE