Foto / SuperBairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Desde que foi lançado, em março de 2021, o SuperBairro transformou-se em um espaço livre para a opinião e divulgação da literatura, da poesia, da memória joseense, do mundo da sétima arte, o cinema, e de várias outras áreas do conhecimento. Jornalistas e especialistas experientes e de renome participam do time de colunistas do portal

 

DA REDAÇÃO

O SuperBairro tem um time de colunistas de alto nível, que leva a você textos inéditos sobre assuntos de interesse geral. Estimular o hábito da leitura é um dos compromissos assumidos pelo portal desde a sua criação, no dia 23 de março de 2021. Veja quem são os atuais colunistas e entenda como funciona o Projeto SuperBairro em um texto do editor Wagner Matheus.

Wagner Matheus. Foto / SuperBairro

O SuperBairro não é um caçador de ‘joinhas’

Quando pensei na criação do SuperBairro, tinha duas ideias na cabeça: 1 – Deve ser um site que promova o jornalismo local; 2 – Deve usar a internet e as redes sociais, mas não ser usado por elas. Hoje, quando o portal de notícias SuperBairro completa três anos de presença diária no meio digital, posso dizer que me sinto, mais do que nunca, no caminho certo.

O SuperBairro pratica o jornalismo hiperlocal –o buraco da rua, a árvore que precisa de poda, o sossego público, a prestação de serviços– em uma sub-região da cidade que batizamos de SuperBairro. Ela é formada por 34 bairros e vilas do Centro expandido de São José e mais alguns bairros da região oeste que estão “colados” nesse Centro novo.

Além disso, o SuperBairro combina essa editoria de jornalismo hiperlocal com um conteúdo mais amplo, composto de notícias de destaque das demais regiões da cidade. Também publica o que acontece de mais importante no dia na RMVale, no estado de São Paulo e no Brasil, seja na política, na economia, na saúde, no clima etc.

O SuperBairro também procura abraçar uma missão que a imprensa está relegando a um segundo plano: os bons textos, a leitura prazerosa, instrutiva, que contribui para fortalecer o hábito de ler em um mundo que atualmente privilegia as imagens.

Quando digo que o SuperBairro usa a internet e as redes sociais, sem ser usado por elas, é porque nosso projeto é um veículo de imprensa que não deseja ser um mero caçador de “joinhas” para monetizar o negócio. Se fosse assim, seria fácil: bastaria publicar uma combinação de fofocas de celebridades e subcelebridades, notícias policiais, muito sexo, malícia e informações alarmistas.

PUBLICIDADE

Não, o SuperBairro optou pelo caminho mais árduo, menos lucrativo, mas extremamente compensador: o do jornalismo sério, não sensacionalista e empenhado em melhorar a vida dos leitores/seguidores com os conteúdos que publica.

Enquanto eu estiver exercendo as funções de editor deste veículo de comunicação, é assim que ele será. Para mim, é um grande orgulho poder praticar este jornalismo raiz, que infelizmente tem ficado tão fora de moda nos dias atuais.

Agradeço a você que segue o SuperBairro e reafirmo que ele está –e estará– sempre aberto às suas opiniões, sugestões e reclamações dirigidas aos poderes públicos, empresas comerciais e de serviços e, por que não, ao próprio SuperBairro.

Agradeço imensamente aos nossos atuais colunistas –José Roberto Fourniol Rebello, Júlio Ottoboni e Tila Pinski–, que têm sido a “cereja do bolo” do conteúdo editorial do nosso portal. Fica também um agradecimento a todos que contribuíram com seus textos no portal desde a sua criação.

Assim vamos crescendo, nos desenvolvendo e, a cada dia, queremos estar mais presentes em sua vida, fazendo o que todo jornalismo deveria fazer: informar, formar e contribuir para um mundo melhor.

Esteja sempre com a gente. Indique o SuperBairro para os amigos e familiares. O SuperBairro só existe por causa de você.

Wagner Matheus

Jornalista (MTb nº 18.878) há 48 anos. É editor do SuperBairro. Mora na Vila Guaianazes há 23 anos. Como colunista, já publicou 144 textos no SuperBairro.

 

Fourniol Rebello. Foto / Arquivo pessoal

Fourniol Rebello, o mestre das boas crônicas

Participo como colunista, publicando crônicas, junto com ótimos colegas, nesta excelente mídia eletrônica que é o Superbairro São José dos Campos. Voltada para um público específico, em princípio, porém alcançando toda a nossa querida cidade e além.

É acessado via internet, sobretudo pelo Facebook, tendo tido boa receptividade. Isto se deve ao seu criador, o jornalista Wagner Matheus, de larga e reconhecida competência, com muito compromisso, idealismo e dedicação na área. Muito prestigiado e, mercê de seu perfil ético e imparcial, oferece no SuperBairro, a toda a população, um raro oásis de enxuta e eficiente informação e entretenimento.

José Roberto Fourniol Rebello

Formado em direito. Atuou como juiz em comarcas cíveis e criminais em várias comarcas do estado de São Paulo. Nascido em São Paulo, vive em São José dos Campos desde 1964, atualmente no Jardim Esplanada. Participou do movimento cultural nascido no município na década de 60. Já publicou 110 crônicas no SuperBairro.

Tila Pinski. Foto / Arquivo pessoal

Tila reparte com o leitor sua paixão pelo cinema

Sempre gostei de cinema. Ao apagarem as luzes, eu me envolvia de tal maneira, que tudo ao redor da sala deixava de existir… e assim tem sido desde que passei a escrever a coluna Filmes & Séries: me desligo do mundo para focar em redigir para os muitos leitores do SuperBairro! Obrigada, Wagner, pela oportunidade de colocar ali um tanto de mim a cada texto. Parabéns pela ousadia de um jornalismo isento, como você mesmo diz: “sem financiamento, mas livre das contaminações”. Isso é para poucos! Tenho orgulho de ser colunista do SuperBairro.

Tila Pinski

É jornalista (MTb 13.418/SP), redatora e revisora de textos, coordenadora editorial e roteirista. Cinéfila, reside há 11 anos na Vila Ema. Tila já publicou 76 edições da coluna Filmes & Séries no SuperBairro.

 

Júlio Ottoboni. Foto / Arquivo pessoal

Jornalista de primeira, Júlio ama a poesia

O SuperBairro foi uma iniciativa de promover a redescoberta da região da Vila Ema, um dos redutos mais importantes na cultura de São José dos Campos nas últimas décadas. Ao seguir a tendência de cada vez mais aproximar o conteúdo de seu público, o SuperBairro inovou também ao abrir espaço para a poesia, essa forma de expressão única –e bela ao extremo– dentro da produção humana.

“A arte existe porque a vida não basta”, decretou acertadamente o poeta Ferreira Gullar. E que espaços para a expressão do belo, do reflexivo, da evolução da sensibilidade sempre encontrem a valorização necessária.

Nestes 50 anos da morte do poeta joseense Cassiano Ricardo, também em seus 130 anos de nascimento, como no centenário do Vicentina Aranha, que hoje é uma referência no interior do país em boa programação cultural, também se ressalte a necessidade da comunicação de qualidade como um marco na cidade.

Júlio Ottoboni

É jornalista (MTb nº 22.118) desde 1985. Tem pós-graduação em jornalismo científico e atuou nos principais jornais e revistas do eixo São Paulo, Rio e Paraná. Nascido em São José dos Campos, estuda a obra e vida do poeta Cassiano Ricardo. É autor do livro “A Flauta Que Me Roubaram” e tem seus textos publicados em mais de uma dezena de livros, inclusive coletâneas internacionais. A coluna sobre poesia assinada por Júlio Ottoboni já teve 144 publicações no SuperBairro.

 

*Texto atualizado às 18h12 do dia 24/3/24 para revisão ortográfica e de estilo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE