Lud Mazzucatti faz a estreia do seu novo show, "Meus Olhos", no Vicentina Aranha. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

O domingo também traz evento de churrascos e música no Colinas Shopping, peças teatrais, cinema e a Banda de Santana no Parque da Cidade

 

DA REDAÇÃO

MST tem festival no Centro

Termina neste domingo o “Festival do MST: por Terra, Arte e Pão!”. Esta é a primeira edição do festival fora de uma capital brasileira. Além dos debates sobre questões sociais, haverá entre as atrações uma feira de alimentos agroecológicos e apresentações culturais e artísticas. Ao todo, participam seis assentamentos do Vale, de São José dos Campos; Tremembé (2); Taubaté (2); e Lagoinha. Os quilombos da Fazenda e do Camburi, de Ubatuba, também estarão presentes.

Na “Culinária da Terra”, barracas terão pratos tradicionais da região preparados com alimentos orgânicos produzidos nos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Atrações musicais do domingo: 11h – Ligia Kamada e Dani-vi; 13h – Cortejo da Batucada Resistência; 16h – hip-hop; 17h30 – Julio Rhazec.

Evento gratuito e livre para todas as idades. Os organizadores recomendam uso de transporte público, pois não há estacionamento no local.

Das 9h às 21h, no Clube Nova Era (Avenida Vinte e Três de Maio, 950 – Vila Maria).

Dani-vi e Ligia Kamada estão na programação musical do Festival do MST. Foto / Divulgação

Visita aos 100 anos do Vicentina

Personagens históricos da fase sanatorial de São José dos Campos estarão representados na visita mediada especial “Vicentina de Portas Abertas”, que está sendo realizado nos quatro domingos de abril em comemoração aos 100 anos do Complexo Vicentina Aranha, construído como sanatório e hoje um parque municipal. Os visitantes percorrem o parque, passando por suas edificações históricas, com participação do grupo Seresteiros do Vale e mediação do historiador David de Albuquerque.

Evento gratuito e livre para todas as idades. Concentração em frente ao pavilhão central.

Às 9h, no Parque Vicentina Aranha (Rua Engº Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana).

Personagens dos 100 anos do Vicentina Aranha surgem ao som de músicas da época na visita guiada deste domingo. Foto / Divulgação

Lud no Vicentina

A turnê “Meus Olhos” marca o retorno da cantora Lud Mazzucatti à cena autoral. Misturando influências brasileiras e da música negra em formato pocket, ela dá protagonismo à voz da consciência, com reflexões sobre arte, relações humanas e questões sociais, com uma linguagem de livre acesso e conexão mútua. Além das canções de seu ep, neste show de estreia no Parque Vicentina Aranha a cantora apresenta releituras de artistas que influenciaram sua formação musical, com muito soul, r&b e brasilidade.

Evento gratuito e livre para todas as idades. Ingresso solidário opcional: 1 kg de alimento não perecível.

Às 10h30, no espaço Bambuzal do Parque Vicentina Aranha (Rua Engº Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana).

PUBLICIDADE

Comida e som no Colinas

O Colinas Shopping está recebendo, desde sexta-feira (19), o “Villa Barbecue”, que reúne até este domingo gastronomia e música. No cardápio, os melhores cortes de carne, burgers e sobremesas, além de opções de chope artesanal. Confira a agenda musical do dia: 13h – Rock Acústico; 16h – Banda Gestalt; 19h – Bon Jovi Tribute.

Evento livre para todas as idades com entrada e atrações musicais gratuitas.

Das 12h às 20h, no estacionamento do Colinas Shopping (Avenida São João, 2.200 – Jardim das Colinas).

Banda Gestalt se apresenta no Colinas Shopping. Foto / Facebook/Reprodução

Curta a Banda de Santana

A tradicional Banda de Santana, patrimônio cultural de São José dos Campos, vai se apresentar na arena do Parque da Cidade. Criada em 1949, a banda foi declarada, em 2014, Patrimônio Cultural Imaterial Joseense pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural). É reconhecida como representante do gênero “banda de coreto”, sendo a única com essa característica em São José dos Campos. O espetáculo faz parte do projeto Domingo no Parque, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Às 15h, na arena do Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana).

A banda é patrimônio imaterial da cidade. Foto / Paullo Amarall/FCCR

O país das maravilhas

As crianças terão a chance de conhecer o “país das maravilhas” junto com Alice e os personagens mais conhecidos da obra, misturando atores, efeitos especiais e cenários tridimensionais. Na trama, Alice é despertada de seu sono ao pé da árvore por um coelho falante com roupas engraçadas. Curiosa como toda criança, ela segue o animal até cair em um buraco mágico. Duração: 50 minutos.

Evento livre para todas as idades. Ingressos –a R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia entrada)– à venda pelo site teatrocolinas.com.br, ou na bilheteria do teatro, de quarta a domingo a partir das 13h.

Às 16h, no Teatro Colinas (Avenida São João, 2.200 – Jardim das Colinas).

Alice e seus amigos vivem aventura depois de caírem em um buraco mágico. Foto / Divulgação

Última semana de ‘Cora’

Este é o último final de semana em que o Sesi apresenta a peça infantil “Cora, Doce Poesia”. A vida simples, os versos, as flores, os doces e as lições de vida da poeta goiana Cora Coralina estão presentes na homenagem prestada pelo Núcleo Caboclinhas. A trajetória de sua vida, desde a infância até a velhice, é contada e cantada com muita música e poesia. Duração: 55 minutos.

Evento gratuito e livre para todas as idades. Reservas de ingressos no Meu Sesi (link na bio).

Às 16h, no Teatro do Sesi (Avenida Cidade Jardim, 4.389 – Bosque dos Eucaliptos).

Depois de uma série de apresentações, a peça deixa o Sesi de SJC. Foto / João Caldas/Divulgação

Sesc traz peça infantil

Maria é uma menina que não quer nascer e confronta quem tenta convencê-la a sair da barriga de sua mãe. Com música ao vivo, bonecos mamulengos e artistas que tocam, cantam e dançam, o espetáculo “No Quintal do Mundaréu” é um jogo poético-musical que denuncia a violência cotidiana e celebra a vida de mulheres representativas das lutas femininas. Realização do Grupo Teatro do Imprevisto.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 16h, na área de exposição do Sesc de São José dos Campos (Avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas).

Peça conta a história de uma criança que não quer nascer. Foto / Divulgação

Um ‘road movie’ sertanejo

Pela VI Mostra Sesc de Cinema, o filme deste domingo é “Cordelina”. Uma mulher peregrina por estradas do interior de Pernambuco e da Paraíba e leva um tesouro dentro de uma caixa. Por onde passa, encontra pessoas que se encantam com a arte, a vida e a singeleza. Dentro de si, ela reflete sobre sua terra, as memórias de sua amiga árvore Angico e conta histórias dentro de histórias. “Cordelina” é um “road movie” que fala de encantamento e de sempre renascer. Direção: Jaime Guimarães | Paraíba-Brasil | 2022 | duração: 70 minutos | áudio original.

Evento gratuito e livre para todas as idades. Retirada de ingressos a partir das 16h30 para credencial plena e das 17h para demais interessados.

Às 18h, no auditório do Sesc de São José dos Campos (Avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas).

O filme retrata o interior dos estados de Pernambuco e Paraíba. Foto / Divulgação

> AVISO AOS PROMOTORES DE EVENTOS

O SuperBairro dá prioridade à divulgação, neste espaço, de eventos gratuitos ou com ingressos a preços populares. A divulgação de eventos comerciais pagos depende de oferecimento de vantagens aos leitores do SuperBairro. Contatos: 12 99717-1502, com Wagner Matheus.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE