Complexo do Camaroeiro: o maior projeto turístico em andamento no Litoral Norte. Foto / PMC/Arquivo

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Nesse período em que vivemos uma pandemia, o fecha/não fecha é tema recorrente nas discussões entre cientistas, governantes, economistas, comerciantes e público em geral. Afinal, o que realmente vale a pena fechar para o público ou liberar definitivamente, sem que haja qualquer prejuízo à saúde das pessoas durante a quarentena?

Para evitar a transmissão da covid-19, fecharam-se estabelecimentos comerciais, academias de ginástica, até mesmo praias foram fechadas. O trabalho virou home-office. A vida virou do avesso.

Muitas das medidas, algumas bem radicais, acabaram sendo revisadas tempos depois. Cheguei, recentemente, a ouvir de um médico especialista que as praias não precisam ser fechadas pois não são locais de aglomeração. Bem… talvez esse médico nunca tenha ido, num sábado, a uma praia no Rio de Janeiro.

O certo é que existem praias e praias. Mais certo ainda é que, ao resolver ir a uma praia, procure uma deserta, ou ao menos, pouco frequentada, para não correr risco algum.

Além das praias, Caraguatatuba tem outras atrações de baixo risco. Os Mirantes da Orla são uma excelente opção de passeio e de selfies incríveis. Os espaços ficam no caminho para a Pedra da Freira, bem na região central da cidade e fazem parte do Complexo Turístico do Camaroeiro, que é o maior projeto turístico do Litoral Norte em andamento.

Vista do Teatro de Arena. Foto / PMC/Arquivo

São três mirantes denominados Mirante do Mangue, Mirante do Costão e, mais acima, o maior, leva o nome de Mirante Pôr do Som, que é considerado um point musical durante o verão, sempre ao maravilhoso pôr do sol.

Como mencionei, as obras do complexo do Morro do Camaroeiro estão em andamento, mas a primeira fase foi aberta ao público em 2020 e recebe dezenas de visitantes diariamente. O acesso ao morro já está pavimentado e conta com um estacionamento para 173 vagas. A cereja do bolo, que também já está pronta, é o Teatro de Arena, cuja arquibancada para 350 pessoas dá vista para a enseada da cidade. Outro local incrível para selfies de fazer inveja!

Moro a poucos metros desse point turístico e já tive o prazer de fazer caminhadas até o topo do morro para curtir a paisagem. Não vou dizer que é moleza subir a ladeira, que tem cerca de 500 metros, mas já vi alguns sarados subindo de bike! Bem, isso é para quem pode. Vou a pé, mas devagar, porque a canseira vale muito.

Caraguá tem espaços com tranquilidade e segurança para visitar mesmo em época de pandemia. Foto / PMC/Arquivo

É bom lembrar que o acesso, tanto ao Morro do Camaroeiro quanto aos Mirantes da Orla, está sendo controlado por medidas de segurança. Durante a noite a visita está proibida.

O que importa é que existem alternativas maravilhosas, gratuitas e principalmente seguras para lazer, esporte, meditação ou simplesmente para contemplação das belezas da vida.

 

> Márcia Regina de Paula é jornalista (MTb nº 20.450/SP) há 37 anos. Mora em Caraguatatuba há quatro anos, depois de ter vivido por 28 anos em São José dos Campos.