Membros do PSDB de São José dos Campos comemoram após a escolha do Diretório para os próximos dois anos. Foto / Lucas Cabral/Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Depois de impugnar a chapa de oposição liderada por Alexandre Blanco –que defendia o apoio ao prefeito Anderson Farias–, PSDB elege Comissão Executiva com tendência de lançar candidatura própria a prefeito em 2024

 

WAGNER MATHEUS*

Sem perder tempo, o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) de São José dos Campos realizou no domingo (17) de manhã a sua Convenção e elegeu os membros do Diretório Municipal para o período de 2023/2025. Nesta segunda-feira (18), foi escolhida a Comissão Executiva do partido, composta de 10 nomes.

O presidente José de Mello Correa, que já comandava o partido, continuará no cargo. Os demais membros da Executiva são os seguintes: José Dimas Pereira (vice-presidente); Lucas Bastos (secretário); Luciano Resende (tesoureiro); Dulce Rita e Lia Blanco Fernandes (diretoras vogais); Dr. José Claudio (líder da bancada de vereadores); Aydano Barreto Carleial, José Liberato e Rafael Mota (suplentes).

O presidente Mello ressaltou no domingo, após o término do horário de votação, por volta de 11h, que compareceram mais filiados que o esperado, “muito mais que o necessário para atingir o quórum”. Apesar disso, o partido preferiu não divulgar o número de votos sob a justificativa de que tudo seria conferido com cuidado para se evitar uma eventual judicialização da eleição.

A chapa formada para compor o diretório teve aprovação maciça dos membros do partido, com apenas três votos não válidos para a escolha, sendo dois por rasura e um em branco. Embora não seja um número oficial, o SuperBairro acompanhou o início da apuração e verificou um total em torno de 165 votos.

“O resultado mostrou união e coesão em torno do partido, com os votos de pelo menos 50 por cento a mais do que o quórum mínimo necessário”, disse Mello, observando que “até gente da outra chapa compareceu para votar”. O presidente se referiu à chapa Renovação Consciente, encabeçada pelo ex-candidato a prefeito na eleição de 2004, Alexandre Blanco, que teve a inscrição impugnada por não atender o regulamento do partido. [Leia no final deste texto.]

Comissão Executiva do PSDB eleita nesta segunda-feira (18) para o biênio 2023/2025. Foto / Lucas Cabral/Divulgação

Rumo a 2024

O presidente dos tucanos chamou atenção para o comparecimento na eleição dos quatro vereadores do partido –Dulce Rita, Dr. José Claudio, Renato Santiago e Roberto do Eleven–, além de vereadores de outros partidos, como Walter Hayashi (União Brasil), Thomaz Henrique (Novo), Lino Bispo (PL) e Roberto Chagas (PL).

“Isto mostra um fortalecimento em torno dos nossos quadros, que têm nomes como Cury e Emanuel”, destacou. Mello acrescentou que o próximo passo será, a partir de outubro, a discussão em torno da chapa de pré-candidatos a vereador e das pré-candidaturas majoritárias”, indicando a possibilidade de o partido lançar um nome para a Prefeitura em 2024.

“A minha opinião pessoal, não é ainda a do diretório, é que o partido deve exercer o protagonismo e ter um candidato próprio”, defendeu Mello. “Acho que devemos ser a locomotiva do vagão.”

Mello também considerou importante levar para fazer parte da direção do partido a arquiteta Lia Blanco Fernandes, filha de Juana Blanco, ex-secretária de Planejamento e de Educação em governos anteriores do PSDB –que morreu em março de 2013– e do ex-prefeito Emanuel Fernandes.

Contagem dos votos na Convenção Municipal do PSDB, na manhã de domingo (17). Foto / Lucas Cabral/Divulgação

Na Justiça

A eleição para o diretório do PSDB correu o risco de não acontecer. Ao tentar inscrever a chapa Renovação Consciente para disputar a Convenção, o líder do grupo, Alexandre Blanco, teve o pedido de registro negado pela Executiva do partido sob a alegação de que faltavam 22 assinaturas.

Blanco, que é filho de Juana e enteado de Emanuel, recorreu à Justiça para exigir a inscrição da chapa e, caso isso não acontecesse, que a Convenção fosse suspensa até o julgamento final da ação. Assessor de projetos especiais da Prefeitura, ele apresentou 118 declarações de apoio à chapa, que defendia o alinhamento com o prefeito Anderson Farias (PSD) –ex-tucano que deixou o partido para apoiar a campanha do ex-prefeito e também ex-tucano Felicio Ramuth a governador do estado–, enquanto os quatro vereadores da bancada resolveram fazer oposição ao governo.

Depois de anunciar, na quarta-feira (13), o indeferimento do pedido de registro da chapa, e de Blanco obter liminar na Justiça, a Executiva do PSDB recorreu e conseguiu derrubar a liminar. O juiz Emerson Norio Chinen, da 7ª Vara Cível da Comarca de São José dos Campos, indeferiu o pedido de registro da Renovação Consciente e, com isso, manteve a eleição do domingo.

Alexandre Blanco: defendendo o apoio ao governo do prefeito Anderson Farias. Foto / Reprodução

No sábado (16), Alexandre Blanco publicou texto em suas redes sociais criticando a Executiva, que, segundo ele, “optou de forma arbitrária e antidemocrática por não permitir a participação de uma chapa de oposição formada por 118 filiados do PSDB que discordam da forma com que a atual Comissão Executiva conduz o partido [e] do posicionamento político contra o governo municipal do prefeito Anderson Farias”. Dizendo expressar sua opinião, além da de centenas de outros militantes que também discordam da atual gestão, Blanco anunciou que não iria comparecer na Convenção Municipal.

 

*Wagner Matheus é editor do SuperBairro.

 

**Texto atualizado às 9h23 do dia 19/9/23 para revisão ortográfica e de estilo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Imagens da Convenção Municipal do PSDB

Fotos do repórter-fotográfico Lucas Cabral / Divulgação

 

Foto / SuperBairro