Elis & Tom, um dos 17 documentários musicais do festival. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

O evento vai durar uma semana e, nesse período, exibirá 17 filmes, todos gratuitamente; abertura terá o premiado “Terruá Pará”, vencedor do In-Edit Brasil 2023

 

DA REDAÇÃO

Começa nesta quarta-feira (20), em São José dos Campos, o Festival Internacional de Documentário Musical In-Edit Brasil 2023. Até a quarta-feira seguinte (27), serão exibidas 17 produções, além de shows musicais e bate-papos.

Esta será a 15ª edição nacional do festival e, segundo os organizadores, com São José inaugurando o novo formato de realizar o evento a cada ano em uma cidade diferente do interior do estado de São Paulo. Toda a programação será no Cine Teatro Benedito Alves da Silva, no centro da cidade, com entrada gratuita.

O espaço receberá obras premiadas com aspectos da carreira e vida de personalidades como Michael Jackson, Elis Regina, Tom Jobim, Heitor Villa-Lobos, Lupicínio Rodrigues, Miúcha, Famoudou Konate, Jota Michiles, Moa do Katende, Luís Capucho, Gary Young, Irmin Schmidt da banda alemã CAN, o luthier Rick Kell, o selo The Elephant 6 e os peruanos Los Mirlos.

Outro destaque da programação é a obra “Terruá Pará”, vencedora do In-Edit Brasil 2023, realizado em São Paulo (SP), que faz um mergulho na diversidade da música amazônica. Os outros sete concorrentes ao prêmio deste ano –inclusive “Peixe Abissal”, menção honrosa do júri– também serão exibidos.

O público poderá conferir shows de artistas retratados em obras em exibição, como o Fausto Fawcett Trio, que tem como destaque o personagem principal do documentário “Fausto Fawcett na Cabeça”, e a dupla Thunder & Turnbull, formada pelo diretor Luiz Thunderbird e a protagonista do curta, “Lucinha Turnbull”.

O In-Edit foi criado em 2002, em Barcelona (Espanha) e teve sua primeira edição brasileira em 2009. Atualmente são realizadas versões do festival no Chile, México, Grécia e Holanda.

O In-Edit Brasil é uma realização da In Brasil Produção Cultural e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com parceria da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e da Prefeitura de São José dos Campos.

PUBLICIDADE

Programação

– Quarta (20) – 19h – Sessão de abertura: “Terruá Pará, vencedor do In-Edit Brasil 2023. Após a exibição, apresentação musical do grupo Strobo, de Belém (PA)

– Quinta (21) – 19h – Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor; 21h – Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você. A sessão será comentada pelo pesquisador musical Lucas Nobile

– Sexta (22) – 17h – Moa – Raiz Afro Mãe; 19h – Can and Me; 21h – The Elephant 6 Recording Co.

– Sábado (23) – 17h – Miúcha, a Voz da Bossa Nova; 19h – Fausto Fawcett na Cabeça; 21h – Show: Fausto Fawcett Trio

– Domingo (24) – 17h – Frevo Michiles; 19h – Louder Than you Think; 21h – Sonic Fantasy

– Segunda (25) – 19h – Famoudou Konate – O Rei

– Terça (26) – 19h – Villa-Lobos em Paris; 21h – Peixe Abissal

– Quarta (27) – 19h – La Danza de los Mirlos; 21h – Lucinha Turnbull. Sessão apresentada pelo diretor Luiz Thunderbird e pela cantora Lucia Turnbull. Após a sessão, show de encerramento com a dupla Thunder & Turnbull

PUBLICIDADE

Serviço

– O Quê? – In-Edit Brasil – 15º Festival Internacional do Documentário Musical – Edição São José dos Campos

– Quando? – 20 a 27 de setembro

– Onde? – Cine Teatro Benedito Alves da Silva (Rua Rui Dória, 835 – Centro)

– Como? – Entrada gratuita com retirada de ingressos uma hora antes da exibição

PUBLICIDADE