Personagens dos 100 anos do Vicentina Aranha surgem ao som de músicas da época na visita guiada deste domingo. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Além de outras ótimas opções, como o show de jazz e blues da cantora Taryn Szpilman no Sesi, o domingo será marcado pelo último dia dos eventos de música e gastronomia em dois shoppings e um supermercado da cidade

 

DA REDAÇÃO

Visita aos 100 anos do Vicentina

Personagens históricos da fase sanatorial de São José dos Campos estarão representados na visita mediada especial “Vicentina de Portas Abertas”, que terá início neste domingo (7) e prosseguirá nos próximos dias 14, 21 e 27, em comemoração aos 100 anos do Complexo Vicentina Aranha, que foi construído como sanatório e hoje é um parque municipal. Os visitantes irão percorrer o parque, passando por suas edificações históricas, com participação do grupo Seresteiros do Vale e mediação do historiador David de Albuquerque.

Evento gratuito e livre para todas as idades. Concentração em frente ao pavilhão central.

Às 9h, no Parque Vicentina Aranha (Rua Engº Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana).

PUBLICIDADE

Tuia canta no Bambuzal

E quem vai ocupar o Bambuzal do Vicentina Aranha é o cantor e compositor vale-paraibano Tuia. Misturando rock com música caipira, ele ganhou destaque nos anos 1990 com a banda Dotô Jéka. Em 2011, lançou seu primeiro trabalho solo, “Tuia ao Vivo”, e o disco “Jardim Invisível”. O artista coleciona parcerias com grandes nomes da música brasileira, entre eles Zeca Baleiro, Guarabyra e Renato Teixeira. Para este ano, está preparando um DVD comemorativo e o lançamento do single “Hortelã e Café”. No palco do Vicentina, Tuia irá apresentar um show intimista, no formato “voz e violão”.

Evento gratuito e livre para todas as idades. Ingressos solidário opcional: 1 kg de alimento não perecível.

Às 10h30, no espaço Bambuzal do Parque Vicentina Aranha (Rua Engº Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana).

Artista da região e sucesso nacional, Tuia se apresenta no Vicentina Aranha. Foto / Divulgação

Festival no Urbanova

A unidade do supermercado Villarreal do Urbanova, na região oeste, realiza o último dia do 1º Villa Festival, que reúne música, cerveja artesanal, aperitivos, espetinhos, hot dog, pão com linguiça, torresmo e outras delícias gastronômicas. O festival termina com show de samba e pagode de Felipe Peixoto, das 12h às 15h.

Evento com entrada gratuita e livre para todas as idades.

Das 11h às 16h, no estacionamento do Villarreal Supermercados Urbanova (Avenida Possidônio José de Freitas, 2.641 – Urbanova).

O som deste domingo no Villa Festival fica por conta de Felipe Peixoto. Foto / Instagram/Reprodução

Degusta une comida e música

O Festival Degusta, que o CenterVale Shopping está promovendo, com atrações gastronômicas e musicais, termina neste domingo. O evento reúne nomes e marcas da culinária da região com um cardápio variado de pratos, lanches especiais, finger foods, petiscos, sobremesas, cervejas artesanais e drinks diferenciados.

Na música, a programação deste domingo começa com show de alunos da escola de música School of Rock, de São José dos Campos, às 14h. Às 16h, o estilo passa a ser o sertanejo, com a dupla Gustavo e Matteo, e às 19h, com Talis e Welinton, que vão levar ao palco seus maiores sucessos.

Evento com entrada gratuita e livre para todas as idades.

Das 12 às 21h, no espaço gourmet montado no estacionamento do CenterVale Shopping (Avenida Dep. Benedito Matarazzo, 9.403 – Jardim Oswaldo Cruz).

Gustavo e Matteo: música sertaneja no Degusta. Foto / Divulgação

Festa Italiana no Jardim Oriente

Também termina neste domingo o evento 1ª Festa Italiana, que o Shopping Jardim Oriente está realizando desde quinta-feira (4). Na parte gastronômica, são oferecidos pratos diversificados, como risotos, lasanha, nhoque, canelone, polpetone recheado, hot dog italiano, pastéis de lasanha e pepperoni, fogazza, polenta mole com ragu, pizzas, hambúrgueres com toque italiano e muito mais, com sorvete italiano de sobremesa. Para beber, drinks típicos, chopes de vinho, aperol e Rossini, vinhos italianos, cachaça de grappa, licor de vinho, licor de amaro e outros. Anote a programação musical: grupo de dança Piccola Tarantella (16h) e músicas tradicionais italianas com o grupo Os Capelas (19h).

Evento livre para todas as idades, com entrada e estacionamento gratuitos.

Das 12h às 22h, no estacionamento do Shopping Jardim Oriente (Rua Andorra, 500 – Jardim América).

Festa Italiana: o melhor da culinária animado por shows musicais. Foto / Divulgação

Museu Vivo tem 3 atrações

No Museu Vivo deste domingo, atividade semanal realizada pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, estão confirmadas três atrações. O mineiro José Olímpio de Castro, conhecido como Mirabel, irá cantar música sertaneja acompanhado de sua viola; a também mineira Darci Xavier de Almeida irá preparar um biscoito de polvilho que ela apelidou de beliscão, devido à maneira como enrola a massa; e a carioca Rosilmar Serafim de Oliveira Souza promete levar ao museu um grupo de mulheres que integram a roda de bordado do bairro Vista Verde.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Das 14h às 17h, na área externa do Museu do Folclore de SJC (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana).

Mirabel é a atração musical do Museu Vivo. Foto / Divulgação

Música e lazer no Conexão

No Conexão Juventude, que será realizado no Jardim Santa Inês I, na região leste, a principal atração musical será a cantora Allycia Rodriguez. Também vai se apresentar a DJ Maah Fernandes. O evento reúne diversão, entretenimento e prestação de serviços gratuitos. Além de música, a recreação consiste em aulão de dança, jogos de realidade virtual, basquete eletrônico, brinquedos infláveis, touro mecânico, rua de lazer, capoeira, totem 360 graus e games. O Conexão é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, por meio do Departamento de Programas para a Juventude, da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Das 14h às 19h, no Centro Poliesportivo Santa Inês (Rua Ricardo Paiva Vieira, 219 – Jardim Santa Inês I).

Allycia Rodriguez: atração joseense no Conexão Juventude. Foto / Facebook/Reprodução

Villa-Lobos para crianças

O Parque da Cidade recebe a peça infantil “Na Vila do Heitor”, uma produção do grupo Tricotando Palavras. O espetáculo transporta o público para a infância do maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos. A produção envolve uma mistura de música e teatro para contar a história do jovem Villa-Lobos enquanto ele descobre seu amor pela música nas ruas do Rio de Janeiro. Em seguida, são apresentadas composições inspiradoras do maestro para crianças e momentos importantes de sua formação.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 15h, na arena do Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana).

Infância e obra de Villa-Lobos para crianças no Parque da Cidade. Foto / Divulgação

Cem anos de jazz e blues

A cantora e atriz Taryn Szpilman promete levar ao Sesi a elegância das atrizes e pin ups da Hollywood dos anos 40 e 50. Seu show contará a história de um século de jazz e blues, desde os anos 1920 até os dias atuais, explorando suas raízes e influências, que se estendem ao rock clássico, bossa nova e soul music. A brasileira Taryn faz parte da quinta geração de uma família de músicos e maestros. Seu tio avô, o polonês Wladislaw Szpilman, teve a vida retratada no filme “O Pianista”, de Roman Polanski, ambientado em Varsóvia (Polônia) durante a Segunda Guerra Mundial. Duração: 60 minutos.

Evento gratuito e livre para todas as idades. Reservas no Meu Sesi.

Às 16h, no Teatro do Sesi (Avenida Cidade Jardim, 4.389 – Bosque dos Eucaliptos).

Quinta geração de músicos poloneses, a brasileira Taryn leva um século de jazz ao Teatro do Sesi. Foto / Divulgação

A história de Pinóquio

Para a garotada, o Teatro Colinas apresenta a peça “Pinóquio”. Em meio a muita música e aventuras, os pequenos poderão ver de perto a história do brinquedo feito de madeira que foi construído pelo mestre marceneiro Gepetto e ganhou vida. Pinóquio sonhava se tornar uma criança de verdade e teve seu desejo realizado com a ajuda da fada azul. Duração: 50 minutos.

Evento livre para todas as idades. Ingressos –a R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia entrada)– à venda pelo site teatrocolinas.com.br ou na bilheteria do teatro, de quarta a domingo a partir das 13h.

Às 16h, no Teatro Colinas (Avenida São João, 2.200 – Jardim das Colinas).

“Pinóquio”: opção de teatro infantil no domingo. Foto / Divulgação

Sesc exibe curtas nacionais

Pela VI Mostra Sesc de Cinema, neste domingo serão exibidos quatro curtas-metragens nacionais. “Cabeça de Vento” aborda brincadeiras infantis comuns nas periferias das cidades amazônicas a partir das aventuras vividas por um garoto em busca da bicicleta do pai. Direção: Ney Ricardo Silva | Acre-Brasil | 2022 | 11 minutos | áudio original. Em “Foi um Tempo de Poesia”, produzido a partir de um material filmado em Super-8, o poeta cearense Patativa do Assaré conta sua vida e obra. Direção: Petrus Cariry | Ceará-Brasil | 2021 | 13 minutos | áudio original. “Retratos das Estrelas Quando Sonham” se passa nas ruas do centro de Goiânia, em que fotógrafos lambe-lambes oferecem seus serviços às pessoas que passam. Direção: Rafael de Almeida | Goiás-Brasil | 2023 | 23 minutos | áudio original. “Itinerário das Cicatrizes” é um filme-ensaio sobre as marcas, vestígios e cicatrizes impressos na flora, fauna e vida das pessoas que habitam as vastas planícies do Pantanal de Mato Grosso. Direção: Glória Albues | Mato Grosso-Brasil | 2022 | 19 minutos | áudio original.

Evento gratuito e livre para todas as idades. Retirada de ingressos a partir das 16h30 para credencial plena e das 17h para demais interessados, havendo disponibilidade.

Às 18h, no auditório do Sesc de São José dos Campos (Avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas).

Cena do curta metragem “Cabeça de Vento”. Foto / Divulgação

Cauique na região leste

O músico vale-paraibano Cauique Bonsucesso conclui neste domingo a série de shows que vem apresentando em São José dos Campos como parte do projeto Elementos, em celebração aos 40 anos de carreira do sanfoneiro, conhecido pelo hit “Caia Mamão Papaya”. Além de outros sucessos, ele mostra músicas do EP “Calango da Mandioca”, de 2023. O artista irá se apresentar no Ponto de Cultura Jongo Mistura da Raça, no Jardim Coqueiro, na região leste. O show, a exemplo dos anteriores, terá o acompanhamento da banda Por um Fio.

Cauique Bonsucesso nasceu em Lorena e consolidou sua carreira, a partir dos anos 1980, em São José dos Campos –sobretudo em São Francisco Xavier–, Santo Antônio do Pinhal e Monteiro Lobato. Além de sanfoneiro, compositor e cantor, ele é apicultor, escultor, bioconstrutor, brincante e contador de histórias.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 20h (oficina) e às 20h30 (show), no Ponto de Cultura Jongo Mistura da Raça (Rua Elder de Oliveira Prata, 5 – Jardim Coqueiro).

Cauique (com sanfona na foto) se apresenta acompanhado da banda Por um Fio. Foto / Divulgação

> AVISO AOS PROMOTORES DE EVENTOS

O SuperBairro dá prioridade à divulgação, neste espaço, de eventos gratuitos ou com ingressos a preços populares. A divulgação de eventos comerciais pagos depende de oferecimento de vantagens aos leitores do SuperBairro. Contatos: 12 99717-1502, com Wagner Matheus.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE