Na fase sanatorial, funcionaram no pavilhão (em primeiro plano) a cozinha e o refeitório. Foto / Afac/Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

A obra está sendo viabilizada pela campanha de doação de imposto de renda realizada no final de 2021

 

DA REDAÇÃO

O Parque Vicentina Aranha, na Vila Adyana (região central), terá mais um pavilhão restaurado. A Afac (Organização Social de Cultura), gestora do parque, anunciou nesta segunda-feira (24) que o prédio conhecido como Sala de Leitura passará por obras de restauro neste ano.

Segundo a entidade, o investimento foi viabilizado pela campanha Imposto do Bem, realizada no final do ano passado, pela qual pessoas físicas e empresas doaram parte do imposto de renda devido para incentivar a cultura, destinando o valor à Afac. Esse tipo de captação vem ocorrendo desde 2017.

O total arrecadado em 2021 foi de R$ 718.087,62, com a participação de 88 pessoas físicas e das empresas Latécoère, Banco Itaú, DMCard e Veibras.

Cozinha e refeitório

A Sala de Leitura era utilizada como cozinha e refeitório na fase sanatorial do Vicentina Aranha. Após a criação do parque, passou a ter parte do espaço aberta para palestras, oficinas e apresentações musicais. Com o restauro, o pavilhão será transformado em um espaço de eventos de caráter multiuso, permitindo atividades simultâneas em espaços que poderão ou não estar conectados, dependendo da demanda dos eventos.

Os serviços previstos são os seguintes: demolição de alvenarias; execução de fundações, colunas e vigas para abertura e sustentação de vãos; desmontagem e remodelagem do telhado, com instalação de manta subcobertura e de novas telhas.

Segundo o arquiteto Felipe Ferri de Abreu e Silva, responsável pelas obras de conservação e restauro realizadas pela Afac, já haviam saído executadas as seguintes alterações no pavilhão: construção de banheiros e execução de estacas para reforço das fundações; projetos estruturais e prospecções para identificação das camadas de pintura aplicadas sobre os materiais usados na construção. Algumas obras foram realizadas com recursos da Prefeitura de São José dos Campos e outras pela lei federal de incentivo à cultura.

O projeto de restauro do pavilhão Sala de Leitura foi aprovado pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural) e pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), órgãos responsáveis pelo tombamento de todo o conjunto.

PUBLICIDADE

Obras em 2021

Segundo a Afac, em 2021 foram realizadas –ou iniciadas, continuando em andamento– as seguintes intervenções no Parque Vicentina Aranha:

– Continuidade das obras de restauro no Pavilhão Marina Crespi (com previsão de término no início deste ano)

– Construção de paraciclo

– Restauro da Capela Sagrado Coração de Jesus

– Reforma e manutenção da gruta Nossa Senhora de Lourdes (em andamento)

– Restauro e reabertura do Memorial do Padre Rodolfo Komórek

– Obras emergenciais na varanda do Pavilhão Central

– Construção de rampa de acesso ao Pavilhão São José, que abriga exposições temporárias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE