Apesar das prorrogações na campanha, a cobertura vacinal está em pouco mais da metade da meta de 90%. Foto / Governo de SP/Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Estado aplicou 981 mil doses da vacina em agosto, com crescimento da cobertura; doses estão disponíveis em mais de 5 mil postos em todo o estado

 

DA REDAÇÃO

A secretaria estadual da Saúde de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra influenza (gripe), para a população acima de seis meses, até o dia 15 de setembro. Em 25 de agosto, a cobertura vacinal registrada no estado chegou a 49,5%, enquanto no último dia de julho estava em 47,1%, o que representa mais um mês de melhora do indicador.

Nos primeiros cinco meses de 2023 foram aplicadas 6,1 milhões de doses da vacina. Depois de sucessivas prorrogações da campanha, foram aplicadas mais 6,5 milhões de doses em pouco mais de três meses, levando a um total de 12.747.837 milhões de doses. A meta de cobertura para o estado é de 90%. O imunizante está disponível em mais de 5 mil postos de vacinação em todo o estado.

Até agora, crianças e idosos foram os grupos que receberam o maior número de doses, aumentando a cobertura vacinal, que chegou a 38,5% entre os mais jovens e a 57,2% entre os mais velhos.

Além dos grupos prioritários, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. Isso porque, segundo informou, uma vez imunizado o indivíduo tem menos chance de contrair e transmitir a gripe, diminuindo o risco de contaminação inclusive de pessoas que não foram vacinadas.

PUBLICIDADE

Mortes por influenza

Neste ano, a Secretaria da Saúde já registrou 241 óbitos decorrentes de casos graves causados pela infecção por diversos tipos de vírus da influenza. No mesmo período de 2022, ocorreram 275 óbitos confirmados, o que representa uma redução de 22,4%. O número de casos, no entanto, cresceu 50,3%, de 1.691 no ano passado, para 2.543 até agosto deste ano.

O site https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br, do Governo do Estado, reúne as 100 dúvidas mais frequentes sobre as vacinas nos buscadores da internet.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE