A urna com as relíquias ficará na Paróquia Sagrada Família entre os dias 22 e 31. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Programação vai de 17 a 31 deste mês, com eventos também no Jardim Esplanada e Jardim das Indústrias

 

DA REDAÇÃO

A comunidade salesiana de São José dos Campos irá registrar a passagem das relíquias de são João Bosco pela cidade com uma programação especial que começa nesta terça-feira (17) e se estende até o dia 31 deste mês. Na região central, as relíquias poderão ser visitadas no Jardim Esplanada e na Vila Ema.

Elas estão alojadas em uma urna de vidro com a imagem de são João Bosco e são compostas por fragmentos de cabelo, parte de osso e paramentos sacerdotais. A urna com as relíquias poderá ser visitada em três locais: Paróquia São João Bosco, no Jardim das Indústrias (região oeste); Instituto São José, no Jardim Esplanada e Paróquia Sagrada Família, na Vila Ema. Entre os dias 22 e 31, também ocorrerá a Novena de Dom Bosco na Sagrada Família.

Mês de dom Bosco

Dom Bosco foi declarado santo pela Igreja Católica em 1934. Foto / Salesianos/Divulgação

Em agosto, os salesianos comemoram o nascimento do fundador da Ordem, Giovanni (ou João) Bosco, ocorrido em um dia 16 desse mês em 1815, em Castelnuovo d’Asti, na Itália. Vivendo uma infância difícil, em meio a fome e epidemias, Bosco perdeu o pais aos dois anos de idade. Durante um tempo, foi obrigado a mendigar para manter os estudos. Depois, foi costureiro, sapateiro, ferreiro, carpinteiro e, nos tempos livres, também estudava música.

Ordenou-se sacerdote em 1841. Em Turim, fundou o Oratório de Dom Bosco, que deu início à Congregação dos Salesianos de Dom Bosco e, mais tarde, à Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. Faleceu em 1888, aos 72 anos de idade. Foi beatificado em 1929 e declarado santo em 1934.

Com a ajuda de santa Maria Domingas Mazzarello, fundou em 1872 o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora para a educação de jovens do sexo feminino. Em 1875, enviou a primeira turma de missionários para a América do Sul. O santo é hoje um modelo de educador para a Igreja Católica. No centenário de sua morte, em 1988, o papa João Paulo II o nomeou “Pai e Mestre da Juventude”.

PUBLICIDADE

Serviço

O quê – peregrinação das relíquias de são João Bosco

Quando – Em São José dos Campos, de 17 a 31 de agosto

Onde – Paróquia São João Bosco (Jardim das Indústrias), de 17 a 20; vigília da urna no Instituto São José (Jardim Esplanada), com ida para a Sagrada Família e missa à meia-noite, no dia 21; urna em exposição na Paróquia Sagrada Família (Vila Ema), de 22 a 31.

PUBLICIDADE

*Texto atualizado às 20h35 do dia 16/8/21 para correção do nome do santo. O correto é são João Bosco, e não são dom Bosco como foi publicado.