Manhã de segunda movimentada no Calçadão da rua 7. Foto / SuperBairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

DA REDAÇÃO

A manhã desta segunda-feira (19) registrou movimento intenso no comércio de rua de São José dos Campos. Após 36 dias seguidos de portas fechadas em obediência ao Plano São Paulo, as lojas puderam voltar a funcionar. A fase de transição passou a vigorar no domingo (18) e segue, a princípio, até o dia 30.

Formaram-se longas filas nas principais lojas do Calçadão da rua 7 de Setembro. A população aproveitou para fazer compras depois de muito tempo de comércio fechado. Os lojistas também estavam ansiosos pela reabertura.

A cabeleireira Antônia Gonçalves Ribeiro aproveitou para fazer a troca de um produto. “Muita gente, né? Vim, mas vou embora logo. Tem gente que não está aqui para comprar, mas mesmo assim vem bater perna. Não consegue ficar em casa, o que seria o certo”, disse ela.

Já a lojista Tatiane Moreira da Silva viu na reabertura uma forma de recompor o orçamento. “A gente toma todos os cuidados e orienta os clientes para manter a segurança”, afirmou. “A expectativa é grande, ficamos muito tempo fechados. Ninguém aguenta isso.”

Em cumprimento às regras do Plano São Paulo, do Governo do Estado, o comércio do município ficou fechado entre 18 de janeiro e 4 de fevereiro devido à fase vermelha do plano. De 5 de fevereiro a 14 de março, na fase amarela, foi possível reabrir com os protocolos necessários.

Um novo fechamento foi determinado desde o dia 15 de março, com a volta da fase vermelha, seguida de uma fase emergencial ainda mais rigorosa.

Transição

O governo criou a fase de transição no Plano SP para permitir a retomada das atividades comerciais e de serviços, de forma escalonada. Desde domingo, puderam reabrir o comércio em geral e os templos e igrejas.

No próximo sábado (24), reabrem restaurantes e similares, salões de beleza e barbearias, atividades culturais, parques, clubes e academias. A transição, que fica entre as fases vermelha e laranja do plano, valerá até o dia 30. No dia 1º de maio haverá nova atualização.

Segundo o vice-governador Rodrigo Garcia, que anunciou a medida na última sexta-feira (16), os indicadores da saúde apresentaram redução progressiva nas últimas semanas, com queda nas internações e diminuição da ocupação hospitalar. O decréscimo registrado foi de 1,4% ao dia em novas internações e de 0,8% ao dia em UTIs para pacientes moderados e graves com coronavírus.

Medidas da fase vermelha continuam em vigor, como o toque de recolher das 20h às 5h, a orientação para o teletrabalho em atividades administrativas não essenciais e o escalonamento de horário na entrada e saída das atividades do comércio, serviços e indústrias.

Veja o que mudou

Desde domingo (18 a 30)

– Comércio (inclui shopping centers) – Abre das 11h às 19h. Ocupação máxima de 25% do estabelecimento.

– Missas e cultos – Estão liberados. Com respeito aos protocolos de higiene e distanciamento social.

A partir de sábado (24 a 30)

– Restaurantes e similares – Podem abrir das 11h às 19h. Ocupação máxima de 25% do estabelecimento.

– Salões de beleza e barbearias – Das 11h às 19h. Ocupação máxima de 25%.

– Atividades culturais – Das 11h às 19h. Ocupação máxima de 25%.

– Academias – Das 7h às 11h e das 15h às 19h. Ocupação máxima de 25%.