Documento contém informações sobre a pessoa com transtorno do espectro autista. Foto / PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

No ano passado, a Prefeitura de São José dos Campos emitiu 682 documentos da carteira de identificação da pessoa com TEA (transtorno do espectro autista), um avanço na inclusão social para esse público.

Desde o início da ação, em 2021, são 1.593 pessoas com o transtorno que possuem a carteirinha. A iniciativa foi lançada com base na Lei Federal 13.977/2020, que estabelece a emissão do documento.

A carteira pode ser solicitada por meio de um cadastro digital, disponível no site da Prefeitura no ícone Prefbook. O interessado deve preencher os dados e anexar os documentos necessários para validação.

Assistência

A RIA (Rede de Inclusão ao Autista) oferece assistência mais ampla às pessoas com diagnóstico de TEA, por meio de um sistema de informação unificado que possibilita acompanhar o histórico de atividades e a inclusão desses cidadãos em diversos serviços municipais.

Atualmente existem 2.443 pessoas na cidade acompanhadas pela RIA no sistema. O serviço integrado permite o acompanhamento e monitoramento para inclusão social e no mercado de trabalho, ressocialização, promoção de saúde, apoio psicossocial e reabilitação. O objetivo é também proporcionar apoio integral às famílias, por meio de palestras e seminários.