Música no Vicentina: a Orquestra Joseense se apresenta com o violinista Ricardo Herz e o baterista Ricardo Moska. Foto / Paullo Amarall/FCCR

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Entre as atrações do dia, as apresentações nos parques da Cidade e Vicentina Aranha prometem ser inesquecíveis

 

DA REDAÇÃO

Orquestra e violinista no Vicentina

A Orquestra Joseense faz uma apresentação especial no Parque Vicentina Aranha, ao lado do violinista Ricardo Herz e do baterista Ricardo Moska. No repertório, composições de Herz, além de obras de Ernesto Nazareth e Pixinguinha, entre outros. Ricardo Herz é considerado um revolucionário do violino brasileiro. Com influência de Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti e Jacob do Bandolim, ele mistura ritmos brasileiros e africanos com a improvisação trazida do jazz.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 10h30, no espaço Bambuzal do Parque Vicentina Aranha (rua Engº Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana).

PUBLICIDADE

Confira as atrações do Museu Vivo

Em alusão ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o Museu do Folclore de São José dos Campos realiza mais uma edição especial do Museu Vivo. Para este final de semana foram convidados Josefa Vieira Gomes (Zefa) na culinária; os violeiros Zé Simão e Carlos Lopes na música; e o poeta Ismael Alcacibas Jones. Zefa vai preparar uma receita de colorau feito no pilão, com urucum e fubá; o poeta e professor Ismael vai compartilhar suas poesias com o público; e a atração musical será a dupla Os Conquistadores, formada pelo joseense Tomas Marcelino Lopes (Zé Simão) e seu primo Carlos Lopes.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Das 14h às 17h, na área externa do Museu do Folclore de SJC (avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana).

A dupla Os Conquistadores fará a parte musical do Museu Vivo deste domingo. Foto / Divulgação

As crianças vão dançar no Sesc

O espetáculo é uma reinvenção da performance “Sobre as Coisas”, criada durante a pandemia de covid-19 no formato virtual. Na versão original, a pergunta feita às crianças foi: “O que você faz quando tem que esperar?”. Agora, a pergunta é: “O que o seu corpo pode inventar e transformar o espaço com os objetos ao redor?”.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 15h, na praça do Sesc de São José dos Campos (avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas).

Atividade lúdica e corporal na tarde do Sesc. Foto / Silvia Machado/Divulgação

Um passarinho no parque

A arena do Parque da Cidade recebe, pelo projeto cultural Domingo no Parque, o show infantil “Andanças Passarinheiras”, do Grupo Passarinheiros. A obra traz duas personagens, acompanhadas por músicos, que contam, cantam e interpretam canções e histórias que um passarinho trouxe de suas andanças pelos campos e cidades.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 15h, na arena do Parque da Cidade (avenida Olivo Gomes, 100 – Santana).

“Andanças Passarinheiras”: atração para as crianças na manhã do Parque da Cidade. Foto / Paullo Amarall/FCCR

Música no parque

O projeto Música ao Pôr do Sol, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, terá apresentações durante todo o mês de novembro. Neste domingo acontecerá uma apresentação conjunta dos artistas que integram o projeto, reunindo cerca de 40 músicos.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 17h, no gramado da Residência Olivo Gomes, no Parque da Cidade (avenida Olivo Gomes, 100 – Santana).

No final da tarde, um grande espetáculo musical no Parque da Cidade. Foto / Paullo Amarall/FCCR

Uma obra inspirada em Cora Coralina

O projeto cultural Algodão-doce apresenta a obra “A Casa de Dentro da Gente”, encenada pelo grupo Caixa de Histórias. “Inspirado na obra de Cora Coralina, o espetáculo é um convite ao mundo de nossas próprias casas e lembranças. Cozinha, quintal, quarto e sala simbolizam fases e relações que vivemos, individualmente, com o outro e com o mundo que nos cerca”, definem os realizadores.

Evento gratuito e livre para todas as idades. Clique [aqui] para reservar seu ingresso.

Às 17h, no Cine Teatro Benedito Alves (rua Rui Dória, 935 – Centro).

“A Casa de Dentro da Gente”: Cora Coralina para crianças. Foto / Divulgação

“Princesa Mononoke” no Sesc

“Após enfrentar um deus javali enfurecido, o príncipe Ashitaka é amaldiçoado com um mal que pode matá-lo. Para encontrar a cura, ele decide viajar para longe e acaba se envolvendo numa batalha entre os deuses animais da floresta e os moradores de uma vila de mineiros, que aos poucos estão destruindo a floresta.” Este é o tema do filme de animação “Princesa Mononoke”, que o Sesc de São José exibe neste domingo para o público infantojuvenil.

Evento gratuito com classificação etária para maiores de 12 anos. Retirada de ingressos a partir de 16h30 somente para credencial plena e, a partir de 17h, para demais interessados, havendo disponibilidade de vagas.

Às 18h, no auditório do Sesc de São José dos Campos (avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas).

Cinema infantojuvenil no Sesc. Foto / Divulgação

Blues e jazz no Cine Santana

O grupo musical Santa Jam Vó Alberta se apresenta no projeto Mês da Música 2022, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com uma homenagem à “embaixatriz do blues”, Alberta Hunter, cantora e compositora que iniciou sua carreira em 1920 e foi aclamada pela crítica. O grupo desenvolve um estudo aprofundado nas expressões musicais por região, que resulta em uma fusão cultural que passeia pelo folk, baião, blues, valsas, violadas, música gypsy e pelo jazz tradicional.

Evento gratuito e livre para todas as idades. Clique [aqui] para reservar seu ingresso.

Às 19h30, no Cine Santana (avenida Rui Barbosa, 2.005 – Santana).

O “Santa Jam” apresenta uma fusão entre ritmos internacionais e regionais brasileiros. Foto / Divulgação
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE