Foto / Henrique Macedo

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Às vezes a gente se esquece do que tem no nosso entorno, bem perto até. Fiz um passeio –ou melhor– tive uma experiência muito prazerosa na semana passada. Depois de 12 anos, voltei às estradas de terra da nossa região num tour de moto guiado por Rodolfo Bazetto, da empresa Caminhos das Serras.

Além de ter sido meu aluno no curso de Comunicação da Univap lá pelos anos 2000, Rodolfo é muito focado, extremamente profissional e sabe tudo sobre as trilhas e estradas de terra das serras da nossa região, principalmente a Mantiqueira.

PUBLICIDADE

Depois de uma rápida preleção sobre segurança, posicionamento na moto e dicas sobre o nosso roteiro, saímos às 7h40 em direção às montanhas. Levei um tempo para me acostumar com os equipamentos de proteção –nunca mais havia usado botas, joelheiras, cotoveleiras– e tudo isso deixa o contato com a moto muito diferente.

Depois de meia hora já estava mais à vontade. Pegamos diversas estradas de terra, uma delas dentro de uma fazenda de plantação de eucaliptos. Aí começaram os obstáculos. Muitas árvores caídas. Algumas conseguimos contornar, porém uma delas era enorme. Rodolfo, já acostumado com esses perrengues, sempre leva uma machadinha. Em meia hora, conseguimos cortar o tronco e passamos.

Foto / Henrique Macedo

Mais paisagens maravilhosas, cheiros, montanhas, sobe, desce e chegamos ao distrito de São Francisco Xavier. Padaria, pedaços de pizza, refrigerante e seguimos para a Pedra de São Francisco, atração turística com um mirante de tirar o fôlego.

Mais um trecho de terra e chegamos. Sem palavras. Veja as fotos.

Começamos o caminho de volta passando por estradas com um nível de dificuldade um pouco mais alto. Desde o início do passeio, eu tinha um objetivo: não cair. Não queria errar numa entrada de curva, ou desviar de um buraco, bater numa pedra e levar um tombaço. Depois de quase sete horas em cima da moto, cumpri o que havia me proposto. Mas também vi como era tolo esse objetivo. Poderia ter errado ao fazer uma curva mais traiçoeira, ou ter entrado numa cava e me enroscado. Poderia ter tentado passar pelo tronco de árvore que nós cortamos. Poderia ter errado. E seguido em frente. Qual o problema? Porque a gente erra. E tenta consertar.

Quando estava em cima da Pedra de São Francisco, com uma vista espetacular das montanhas, conseguindo avistar São José, percebi o real motivo desse passeio: sentir a grandiosidade e a beleza que existem tão perto da gente. E que, muitas vezes, não damos valor. Não cuidamos. Maltratamos. Como disse o Rodolfo, “não é só andar de moto. É isso aqui, é poder ver essas montanhas, essa natureza incrível!”

Um dia depois desse passeio, quando escrevo este texto, estou moído. Por dentro e por fora. Tentando me aprimorar para não cair na próxima curva.

Serviço – Caminhos das Serras – Passeios guiados de moto – www.caminhosdasserras.com.br – Instagram: @caminhosdasserras – Facebook: @caminhosdasserrasmoto

PUBLICIDADE

> Henrique Macedo é jornalista (MTb nº 29.028) e músico. Mora há 40 anos na Vila Ema.