Foto / Globo de Ouro/Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Na noite de 7 de janeiro teve início a temporada de premiações do cinema, TV e streaming com a apresentação ao vivo da cerimônia do Globo de Ouro, diretamente de Los Angeles, com transmissão exclusiva no canal TNT e streaming HBO Max.

Em sua 81ª edição, vale lembrar que houve um boicote à premiação em 2021 e 2022, quando a comunidade artística alegou “falta de diversidade e racismo entre os membros técnicos da Associação”. Polêmicas à parte, não faltou glamour e “modelitos famosos”, típicos desse tipo de cerimônia.

Vários dos indicados e alguns premiados passaram por esta coluna, como as séries “Fauda”, “Maravilhosa Mrs. Maisel”, “Barry”, “The Crown”, “A Diplomata” e os filmes “Elementos” e “Oppenheimer” –um dos grandes vencedores da noite.

PUBLICIDADE

A australiana Elizabeth Debicki (“As Viúvas”, “O Grande Gatsby”, “MaXXine”) levou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante em série de drama pela ótima interpretação de Lady Di nas temporadas 5 e 6 de “The Crown”. E a série “Barry” ganhou o prêmio de Melhor Série de Comédia –ainda que tenha bons momentos de suspense. Ambas as séries, comentadas nesta coluna em seus episódios iniciais (links acima) e ainda disponíveis na Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max.

O filme “Oppenheimer”, a belíssima cinebiografia do criador da bomba atômica (coluna de julho de 2023), foi vencedor em cinco categorias: Filme de Drama, Direção (Christopher Nolan, que também dirigiu “Dunkirk”, “Interestelar”, “Batman – O Cavaleiro das Trevas”), Ator – Drama (Cillian Murphy: “Dunkirk”, “No Coração do Mar”), Trilha Sonora Original (Ludwig Göransson: “Pantera Negra – Wakanda para Sempre”, “Creed – Nascido para Lutar”) e Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.: “Sherlock Holmes”, “Homem de Ferro – 2”, “Os Vingadores”). Já disponível no Prime Video e outros streamings.

Há quem diga que o prêmio é uma prévia do Oscar… A conferir!

Leia mais sobre os vencedores e seus concorrentes: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/globo-de-ouro-2024-vencedores/.

 

> Tila Pinski é jornalista (MTb 13.418/SP), redatora e revisora de textos, coordenadora editorial e roteirista. Cinéfila, reside há 11 anos na Vila Ema.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE