Gabriela Oliveira retrata o reino vegetal em gravuras. Foto / Mário Lúcio Sapucahy

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

 

Como monitora da disciplina Ilustração Botânica e incumbida de representar em detalhes as espécies notáveis do Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Gabriela Oliveira, usava o pontilhismo para traduzir para o branco do papel as informações botânicas de cada espécie.

O universo vegetal foi moldando, ponto a ponto, sua arte. A aluna de Belas Artes observava e reproduzia em nanquim as estruturas anatômicas de gramíneas, leguminosas, musáceas, malváceas, solanáceas e outras inúmeras espécies desse vasto reino vegetal.

Seu trabalho de conclusão de curso, no entanto, fugiu do universo botânico, foi centrado na ilustração de literatura infantil. Em pastel seco, fez ilustrações do clássico “O Pequeno Príncipe”, que em 2018 lhe rendeu a primeira a publicação: “O Pequeno Cordel do Príncipe” em coautoria com o cordelista Paulo Barja.

Foto / Reprodução

Em 2016 Gabriela conheceu e passou a frequentar o Ateliê De Etser (São José dos Campos) em busca de uma aproximação com a gravura. No mesmo ano foi aceita no programa de mestrado na Escola Superior de Artes e Design, em Leiria, Portugal.

Em seu retorno da Europa, o ateliê de gravura tem sido seu porto seguro, e em meio à paisagem de terraços e da várzea do Paraíba ela se reencontrou com a botânica, agora não mais sob o peso da reprodução fiel, mas livre para criar sua visão desse universo. Usando a técnica do verniz mole, Gabriela tem explorado com vigor renovado a temática do reino Plantae.

ANOTE

Foto / Mário Lúcio Sapucahy

Parada Obrigatória

E antes que o ano termine recebo em casa o livro da fotojornalista Monique Cabral, filha do tenente-coronel aviador Cabral e da dona Walminha. Uma notável coleção de paisagens de São José dos Campos obtidas durante a pandemia. Desde os tempos em que a fotógrafa francesa Michelle produzia cartões postais com as paisagens joseenses não via trabalho tão cuidadoso. A publicação foi realizada através de financiamento coletivo e Monique já prepara uma segunda edição. Recomendo.

Os poucos exemplares que restam podem ser adquiridos com a autora pelo preço de R$ 220. Contatar pelo instagram moniquecabralfotografia ou pelo WhatsApp 21 98259-5272.

 

> Mário Lúcio Sapucahy é repórter fotográfico e doutor em Geografia.

 

> Texto atualizado às 15h11 do dia 30/12/2022 para inclusão de informação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE