Fourniol participou do movimento cultural de São José dos Campos nos agitados anos 60. Foto / SuperBairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Fourniol estreia no SuperBairro com crônica premiada em concurso com participação da União Brasileira de Escritores e Academia Paulista de Letras

 

WAGNER MATHEUS

O SuperBairro tem um novo colunista. Todas as quartas-feiras, José Roberto Fourniol Rebello irá publicar crônicas que trazem fatos, “causos”, lembranças e personagens de uma São José dos Campos antiga, da qual muita gente tem saudade e sobre a qual muita gente tem curiosidade.

O repertório de Fourniol vai além, dando vazão à sua convivência com manifestações artísticas como a poesia e a música, o que lhe dá ampla liberdade de escolha dos temas que irá abordar semanalmente.

Fourniol Rebello nasceu em São Paulo e mudou-se para São José dos Campos em 1964, acompanhando a família. Seu pai era diretor da concessionária de automóveis da DKW-Vemag na cidade.

Chegando em um momento de grande efervescência cultural em todo o mundo, com reflexos no país e também no município, ele viveu de perto acontecimentos históricos, como a formação do Conselho Municipal de Cultura, na segunda metade dos anos 60, que foi responsável por iniciativas como a criação de um festival de música popular reunindo talentos locais.

PUBLICIDADE

Fourniol formou-se em direito e, depois de longos anos como procurador da Prefeitura de São José, fez concurso e seguiu a carreira de juiz de direito por quase vinte anos. Aposentado, voltou a se dedicar ao que sempre gostou: escrever.

A crônica de apresentação do novo integrante do time do SuperBairro é especial, além de ter o autor como personagem principal. “O dia em que me tornei santo” conta uma história verídica que se passou no Fórum de São José dos Campos. A crônica conquistou o primeiro lugar, em 2021, na segunda edição do Prêmio Apamagis de Literatura para Magistrados, realizado em parceria entre a APL (Academia Paulista de Letras) e a UBE (União Brasileira de Escritores).

[Veja aqui] a crônica de estreia de José Roberto Fourniol Rebello.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE