Semana com falhas na coleta teve lixo acumulado em frente ao Condomínio Grand Club, na Vila Ema. Foto / Facebook/Reprodução

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Enquanto a Ecco Liberty e a Prefeitura fizeram avaliação positiva da coleta de lixo na primeira semana, a população fez muitas críticas às falhas do serviço

 

WAGNER MATHEUS

O SuperBairro acompanhou a primeira semana de operação da empresa Ecco Liberty na coleta de lixo domiciliar em São José dos Campos. Moradores de vários bairros, de todas as regiões da cidade, criticaram o serviço na página do portal no Facebook.

A maioria dos comentários de seguidores apontou locais da cidade que tiveram falha na coleta. A leitora Teresa Theka fez uma das críticas mais acirradas ao serviço. “Na verdade, São José dos Campos está tão suja, tem lixo pra todo lado, tá uma vergonha, todo lugar que a gente vai tem lixo esparramado. Nunca vi São José assim tão suja”, disse ela.

Vários leitores reconheceram que a Ecco Liberty está apenas começando a operar em São José. “Acho que eles precisam de tempo para conseguirem se organizar. Isso não muda o fato de serem cobrados, pois estão falhando”, opinou Vanderson Peixoto Jr.

[Veja abaixo comentários de leitores selecionados pelo SuperBairro.]

PUBLICIDADE

Avaliação positiva

O diretor da Ecco Liberty, Victor Mourão –também um dos sócios da empresa–, está acompanhando a operação na sede da rua Miracena, no bairro Chácaras Reunidas, que está em fase de instalação. Ele respondeu às perguntas do SuperBairro e, de início, avaliou positivamente a primeira semana de operação, lembrando “desafios iniciais típicos de uma nova empreitada, além do passivo existente devido ao acúmulo dos últimos meses e do prazo necessário para adaptações da operação”.

Mourão explicou que a Ecco Liberty realizou uma “preparação meticulosa desde a vitória na licitação até o início da operação”, dizendo que a empresa priorizou nesse tempo a aquisição de uma frota nova, “bem como uma estrutura robusta para rodar a operação em sua naturalidade o mais breve possível”. Ele informou que a região mais afetada na primeira semana foi a norte.

O diretor lembrou que, contratualmente, o período de implantação e adaptação é de 90 dias. “Mas em poucos dias estaremos com todas as rotas e setores regularizados. Em uma semana reduzimos os pontos críticos levantados em 85% com o incremento de equipes extras para agilizar essa situação”, acrescentou.

Mourão finalizou dizendo que a empresa mantém o fone 0800-591-4384, canal 4, para comunicação com a população de São José com o envio de reclamações e sugestões e informou que o mesmo pode ser feito pela Central 156 da Prefeitura. “Este canal está disponível para garantir um diálogo transparente e ágil com os moradores, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços prestados”, concluiu.

[Veja abaixo a íntegra das respostas da Ecco Liberty.]

PUBLICIDADE

Período de transição

Contatada pelo SuperBairro, a Prefeitura de São José dos Campos recebeu oito perguntas, mas preferiu responder por meio de uma nota sucinta. “A empresa iniciou o trabalho na cidade há apenas uma semana, portanto [está] em período de transição”, inicia a nota, lembrando que “devido às pendências deixadas pela antiga empresa de coleta comum regular, o serviço está em processo de adequação e estruturação”, que é de 90 dias.

Sobre o desempenho da empresa, disse que “o serviço está bem estruturado para uma semana de trabalho, com correções dos erros e reflexos positivos, com problemas pontuais sendo monitorados e diminuição das solicitações por parte dos munícipes”.

[Veja abaixo a íntegra das perguntas do SuperBairro e da nota da Prefeitura.]

Coleta na Vila Ema. Foto / Facebook/Reprodução

ENTRE ASPAS

População comenta a coleta

A notícia do SuperBairro, com o título “Ecco Liberty ainda não recolheu lixo na Vila Ema”, publicada na última quarta-feira (28 de fevereiro), recebeu até agora pelo menos 148 comentários no Facebook. Veja a seguir uma seleção contendo comentários vindos de toda a cidade, negativos, neutros e alguns positivos, sobre a primeira semana de atuação da nova empresa de coleta de lixo orgânico na cidade.

Para melhor compreensão do leitor, em algumas postagens foi aplicada revisão ortográfica. Somente as postagens específicas sobre o tema foram selecionadas.

Aqui na minha rua no Satélite tá uma zona. Tem dias que recolhem, tem dias que não. Virou bagunça. Essa é a cidade “inteligente” que alguns dizem. (Snoopy Terceiro)

Nem no Jardim Paineiras II. (Rita Santos)

Altos de Santana sem coleta há uma semana. (Cilmar Andrade)

Santana, zona norte de SJC, coletaram ontem à noite o acumulado de uma semana. (Donizet de Paula Pinto)

Aqui no Jardim Cruzeiro do Sul tbm não passou o caminhão da coleta de lixo. (Ivan Marcelo)

Não foi só no Vila Ema, a maior parte dos bairros estão sem coleta. Aqui na Santa Hermínia e Bairrinho tá o caos, desde de sábado sem coletar. Começou bem. (Eliana Rozelita Botelho)

Aqui no Mariana 2 eles passaram hoje fazendo a coleta. (Raimunda Silva)

Nem Vila industrial. (Maria Bernadete da Rosa)

No Santana o esquecimento é constante. (Elias Santos)

Está geral essa situação na cidade inteligente. (Rodolfo Dias)

Aqui no Monte Castelo, Jardim Jussara, Jardim Paulista tbm. (Ivani Ribeiro)

Na verdade, São José dos Campos está tão suja, tem lixo pra todo lado, tá uma vergonha, todo lugar que a gente vai tem lixo esparramado. Nunca vi São José assim tão suja. (Teresa Theka).

Jardim Petrópolis normal, graças a Deus. Nossos coletores estão cumprindo direitinho. Muito obrigada a todos. (Nice Marques)

Semana passada foi aqui no Jardim Morumbi. Agora o Jardim Oriente. Tá difícil morar em São José. (Nilsa Luciano)

Aqui na Vila São Bento e região ficamos 5 dias com as ruas cheias de lixo, ontem à noite que recolheram!! (Iara Vieira Marcondes)

Não foi só na Vila Ema não… (Alexandre Hiron)

Este descontrole na coleta de lixo é preocupante. Tanta chuva, e a dengue. Foco perfeito para a proliferação. (Maria Luiza Gallozzi Morade)

No Jardim Satélite tb ficou sem recolher, espero que normalize a coleta. (Carolina Chaves)

Aqui no Parque Industrial, ontem à noite q passou o lixeiro… desde segunda-feira sem passar. (Simone Almeida Pereira)

Aqui no bairro Vista Verde, já foi normalizado. (Domingos Savio Bassi)

Nem no Bosque dos Eucaliptos. (Ana Amélia Leão)

Virou notícia porque é Vila Ema. (Francisko Leite)

Pelo que sei foi uma empresa do Ceará que ganhou a licitação, não tem essa de adaptação, tem que começar executando bem o trabalho! (Antonio Marcos Carvalho)

Tá sobrando lixo aqui no Altos de Santana, cadê o prefeito Anderson, isso aqui tá uma vergonha!!! (Antonio Cunha)

No Jardim das Indústrias na minha rua está ok, só não está ok o maldito vizinho colocando lixo de qualquer jeito e todo dia na rua, deveria dar multa. (Luiza Maria Yamamoto)

Calma, gente! Se a empresa é nova (vocês é que estão dizendo), ela ainda está em fase de adaptação e ajustes em seu roteiro. Deem um prazo, cacete! (Vadô Cabrera)

Aqui na Vila São Pedro também está cheio de lixo nas calçadas… (Nalu Mara Silvério de Oliveira)

Urbanova também. Já reclamei hoje no 156. Começou mal. (Marta Sgarbi)

A empresa começou essa semana e o povo já reclamando. Deixa o povo trabalhar, gente. Estão se organizando. (Lukarlos Karlos)

Acho que eles precisam de tempo para conseguirem se organizar. Isso não muda o fato de serem cobrados, pois estão falhando. O lixo reciclável também tem semanas que não vejo recolherem. Os vizinhos têm mania de jogar tudo ao lado de casa e lá está parecendo um lixão. (Vanderson Peixoto Jr.)

Zona norte vai fazer 5 dias sem coleta, as ruas estão cheias de lixo, cada dia mais fedendo muito e muito. (Felipe Cintia Davi Morais)

Tinham que se prevenir, sabiam que iam encontrar uma zona, viessem preparados. (Silza Barbosa)

Aonde moro tá tudo no esquema, nada a reclamar. Kkk (Abinadabe Almeida Molinari)

Que horror, se vier um temporal já era, vai tudo para o esgoto. (Celina Aparecida)

Essa empresa só tem 24 caminhões de coletas? Eles nem imaginam o tamanho da nossa cidade! Vamos viver atolados no lixo? Imposto nós pagamos corretamente, queremos um bom serviço de coleta de lixo pra dizermos de boca cheia: “Bom mesmo é morar em São Jose”! (Maria Gloria)

Cuidado com o mosquito da dengue. Chove e ele deposita seus ovos neste lixo! (Maria Beatriz Araújo Santos)

Desta vez não estão tendo privilégio os bairros nobres, tá tudo igual. (Derli Dores Pompeu)

Esplanada tbm foi esquecido… (Yone Roussille)

A pessoa sabe da mudança, sabe que leva dias pra se adaptar, se o caminhão do lixo não passou, recolha, o lixo não vai pra rua sozinho. (Edson Lima)

Lixo acumulado na Vila Maria, na região central. Foto / Facebook/Reprodução

OUTRO LADO

Ecco Liberty responde

Seguem as perguntas do SuperBairro e as respostas do diretor da Ecco Liberty, Victor Mourão, sobre a primeira semana de operação da empresa na coleta de lixo orgânico no município.

Que avaliação a Ecco Liberty faz da primeira semana de operação em São José dos Campos?

A Ecco Liberty avalia positivamente a primeira semana de operação em São José dos Campos, reconhecendo desafios iniciais típicos de uma nova empreitada. Além do passivo existente devido ao acúmulo dos últimos meses e do prazo necessário para adaptações da operação.

Quais foram as causas dos problemas apontados por moradores de vários bairros da cidade?

Os problemas apontados foram em sua maioria atribuídos ao passivo existente já acumulado, além dos ajustes operacionais e logísticos, que estão sendo tratados com prioridade pela empresa.

Quais foram as regiões/bairros da cidade mais afetadas?

As regiões/bairros mais afetadas foram as da zona norte.

Como a Ecco Liberty se preparou para assumir o serviço desde que venceu a licitação até o início da operação? Todo o equipamento e número de funcionários previstos no contrato com a Prefeitura foi disponibilizado desde o primeiro dia?

A Ecco Liberty realizou uma preparação meticulosa desde a vitória na licitação até o início da operação, priorizando o cumprimento de todos os requisitos contratuais estabelecidos com a Prefeitura. Veículos e equipamentos foram adquiridos, além das adaptações específicas do contrato. Priorizamos uma frota nova, bem como uma estrutura robusta para rodar a operação em sua naturalidade o mais breve possível.

Qual é a previsão da empresa para a resolução de todos os problemas verificados nesta primeira semana e normalização do serviço?

A empresa está comprometida em resolver todos os problemas verificados o mais rápido possível, com previsão de resolução dentro de um prazo razoável, alinhado com as expectativas da comunidade. Vale lembrar que contratualmente o período de implantação e adaptação rege de 90 dias. Mas em poucos dias estaremos com todas as rotas e setores regularizados. Em uma semana reduzimos os pontos críticos levantados em 85% com o incremento de equipes extras para agilizar essa situação.

A população tem um canal de contato com a Ecco Liberty para reclamações e sugestões? Qual é?

Sim, a população possui um canal de contato dedicado com a Ecco Liberty para reclamações e sugestões. A Prefeitura, juntamente com a Urbam, disponibiliza o 156 para assuntos referentes a essa operação, entretanto existe o 0800 591 4384, canal 4. Este canal está disponível para garantir um diálogo transparente e ágil com os moradores, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços prestados.

PUBLICIDADE

Prefeitura responde

Seguem as oito perguntas enviadas pelo SuperBairro à Prefeitura de São José dos Campos e a resposta enviada pela assessoria de imprensa da Urbam (Urbanizadora Municipal).

1 – Na terça-feira (5), a Ecco Liberty completou uma semana desde que assumiu a coleta de lixo orgânico em SJC. Que avaliação a Prefeitura faz desse período?

2 – Qual foi a causa dos problemas nesta primeira semana?

3 – Qual foi o volume de reclamações registradas na Central 156? Quais foram os bairros mais afetados por problemas com a coleta?

4 – A frota e o número de funcionários da Ecco Liberty nesses primeiros dias já foi a definida no contrato com a Prefeitura?

5 – Todos os equipamentos e instalações da empresa anterior, a Beta Ambiental, já foram devolvidos pela Prefeitura ou ainda estão sendo usados no serviço de coleta?

6 – Servidores da Prefeitura e de Urbam continuaram a força-tarefa iniciada durante a intervenção no serviço?

7 – Foi aplicada multa na empresa Ecco Liberty pelos problemas registrados nesses primeiros dias? Se sim, qual o valor?

8 – Qual é a expectativa da Prefeitura para a coleta de lixo orgânico? Quando deverão estar resolvidos os problemas verificados nesta primeira semana?

Resposta da Prefeitura:

“A empresa Ecco Liberty Soluções Ambientais iniciou o trabalho na cidade na terça-feira (27), há apenas uma semana, portanto em período de transição. Devido às pendências deixadas pela antiga empresa de coleta comum regular, o serviço está em processo de adequação e estruturação (previsto no contrato vigente). O prazo de adequação da frota e da garagem é de 90 dias.

O serviço está bem estruturado para uma semana de trabalho, com correções dos erros e reflexos positivos, com problemas pontuais sendo monitorados e diminuição das solicitações por parte dos munícipes.

As solicitações e reclamações devem ser feitas pelo 156 (telefone ou aplicativo 156 SJCampos).”