Aguardando a coleta: lixo de condomínio na avenida Heitor Villa-Lobos, na Vila Guaianazes, às 15h30 desta terça-feira. Foto / SuperBairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Paralisação ocorreu por desentendimento entre coletores e a concessionária Beta Ambiental quanto ao pagamento da PLR; até o momento não foi definida a volta ao trabalho

 

DA REDAÇÃO

Depois de uma paralisação na coleta de lixo em São José dos Campos, iniciada na manhã desta terça-feira (6), a empresa concessionária Beta Ambiental comunicou no início da tarde a demissão de nove dos seus 271 funcionários.

A informação foi publicada pelo portal G1, da TV Vanguarda. Segundo justificou a Beta, as demissões ocorreram por formação de piquete, pois eles estariam impedindo a entrada dos que queriam trabalhar. Representantes dos trabalhadores parados disseram que houve pelo menos dez demissões e que elas teriam ocorrido sem justa causa.

PUBLICIDADE

Beta explica

A Beta Ambiental respondeu em nota à imprensa que a paralisação é ilegal por tratar-se de serviço essencial. Alegou ainda que os trabalhadores receberam os salários de maio em dia  na segunda-feira e que nesta terça deveriam receber a segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), conforme acordo firmado com o sindicato da categoria no ano passado.

“A PLR acordada é de R$ 3.000,00, maior valor da categoria no estado de São Paulo. Pagamos em novembro metade e hoje pagaremos a segunda parcela. Todavia, o acordo prevê condições para o recebimento integral do valor, dentre as quais um número mínimo de faltas”, informou a nota.

Segundo a empresa, “caso o empregado ultrapasse o mínimo [de faltas] foi negociado com o sindicato uma tabela progressiva de desconto.  E concluiu: “Ocorre que hoje os empregados decidiram que querem o valor integral, mesmo que tenham tido faltas, o que não pode ser feito, afinal, além de ferir o acordo ainda é injusto com quem não teve faltas no período e cumpriu as exigências”.

A Prefeitura de São José dos Campos, também em nota, disse que a paralisação foi parcial e alertou que está “tomando as providências previstas em contrato”, mas não revelou quais são. Até as 17h, não havia definição quanto à normalização da coleta.

Esta é a terceira paralisação deflagrada na coleta de lixo no município desde que a Beta Ambiental assumiu o serviço, em junho do ano passado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE