Equipe da Vivo avança na noite de terça-feira para restabelecer sinais de telefonia e internet na Vila Ema. Foto / Superbairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Fiação da empresa ao longo da avenida Heitor Villa-Lobos foi danificada pela Prefeitura, que alegou cumprir lei municipal; equipes da Vivo avançaram na noite para recuperar o sinal de internet para os usuários

 

DA REDAÇÃO

Equipes da empresa de telefonia e internet Vivo trabalharam durante a noite de terça-feira (30) para recuperar a fiação dos postes da avenida Heitor Villa-Lobos, na Vila Ema, que foi afetada pela Prefeitura de São José dos Campos. O corte dos fios prejudicou, segundo um funcionário da empresa, cerca de 1.000 usuários de internet no bairro.

A remoção da fiação chegou de surpresa para moradores e para a Vivo. No início da tarde, moradores comentaram nas redes sociais que tiveram o serviço de internet da Vivo interrompido. Em um grupo do WhatsApp, uma comerciante da avenida relatou o que viu por volta das 13h30: “Fiquei com medo de ser [corte de] energia e parei para perguntar, porque os vi usando um alicatão na frente do [condomínio] Athmosphère e o rapaz no poste dizendo para outros dois que não se responsabilizaria”.

“Quando voltei, às 14h, estavam na frente da nossa loja um motorista num carro da Prefeitura com aquela estrutura para elevar até o poste, e um carro branco da PM parado quase em frente ao [bar] Espetinho”, concluiu a comerciante.

Discussão

A partir daí, em frente ao prédio da drogaria Farma Conde, juntaram-se funcionários da Prefeitura, da Vivo e dois soldados da Polícia Militar, tendo início uma áspera discussão. Enquanto a representante da Prefeitura defendia a legalidade do corte de fios, funcionários da Vivo se diziam revoltados com a medida.

A responsável pelo Departamento de Concessionárias, Dolores Moreno Pino, explicou aos policiais que foi providenciada a retirada de fios e rolos de fiação, sem identificação, que estavam irregulares nos postes da rede elétrica. Ela lembrou que há cerca de dois anos a Prefeitura vem se empenhando na retirada de fios que empresas deixaram de recolher.

Um funcionário aparentemente graduado da Vivo protestou dizendo que a Prefeitura mexeu justamente com um dos seus maiores parceiros. Ele estimou que cerca de 1.000 clientes da empresa na região foram afetados com a perda de sinal de internet. Outro funcionário da Vivo comentou, extraoficialmente, que o restabelecimento do serviço poderia levar de um a dois dias.

Após a discussão, equipes da Vivo iniciaram o trabalho de recuperação dos cabos para restabelecer o serviço aos usuários. Por volta das 21h ainda havia uma equipe trabalhando em frente ao condomínio La Cité.

Clique [aqui] para assistir ao vídeo produzido pelo SuperBairro com a discussão.

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Prefeitura responde

Acionada pelo SuperBairro no final da tarde de terça-feira, a assessoria de imprensa da Secretaria de Manutenção da Cidade, à qual é subordinado o Departamento de Concessionárias, respondeu com a seguinte nota:

“São José dos Campos é uma cidade onde as concessionárias de serviços precisam respeitar as leis e regras de uso do espaço público. Existem a lei municipal 10.359/21 e o decreto 19.216/22, que disciplinam os serviços. Basta a Vivo e demais concessionárias seguirem as normas e fazerem o serviço dentro das leis municipais.”

Mais tarde, às 17h19, a Prefeitura distribuiu press release à imprensa explicando ter iniciado “a remoção de fiação excedente em postes de iluminação e de rede elétrica nas avenidas Nove de Julho e Heitor Villa-Lobos, na região central”.

Segundo o texto, “a iniciativa visa melhorar o visual, bem como evitar fios caídos que podem colocar em risco a segurança da população. Atualmente, cerca de 40% da fiação é excedente, o que gera poluição visual por não seguir o alinhamento organizado dos cabos”.

A Prefeitura explicou ainda que, no ano passado, em parceria com a EDP São Paulo, fez a fiscalização da fiação das empresas de telefonia, internet e TV a cabo em postes elétricos sem uso e sem identificação. “As empresas foram notificadas para a retirada do que estava excedente e informadas sobre a negativa do serviço, que geraria a retirada dos cabos”.

O texto concluiu informando que esse trabalho passará a ser constante em várias ruas da cidade. “Os munícipes que observarem excesso de fios em postes podem entrar em contato pelo 156 e solicitar a vistoria para retirada de cabos”, orientou.

A Vivo está sendo contatada pelo SuperBairro para se manifestar sobre a ocorrência. Caso haja resposta da empresa, este texto será atualizado.

Vivo responde

O SuperBairro enviou questionamento à Vivo sobre o episódio. Seguem as perguntas do SuperBairro e a nota de resposta da Vivo:

– Superbairro pergunta — 1 – A Vivo foi comunicada com antecedência sobre a operação executada pela Prefeitura? 2 – A Prefeitura alega que há dois anos notificou todas as empresas concessionárias de serviços que utilizam os postes da rede elétrica para retirarem suas fiações sem uso e regularizarem as fiações em operação. Confere? 3 – Quantos usuários ficaram sem serviço no dia 30 de abril? Durante quanto tempo? 4 – Como a Vivo recebeu a operação executada pela Prefeitura? 5 – A empresa pretende adotar alguma providência em relação ao episódio?

– Vivo responde — A Vivo informa que alguns clientes de São José dos Campos podem ter encontrado dificuldades ao utilizar os serviços da operadora devido a obras de terceiros. A empresa notifica que sua rede já foi regularizada.

 

*Texto atualizado às 21h54 do dia 4/5/2024 para inclusão de posicionamento da Vivo.

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GALERIA DE FOTOS

Prefeitura corta fiação e afeta internet da Vivo

Funcionário a serviço da Prefeitura corta fiação considerada irregular. Foto / PMSJC/Divulgação
Representantes da Prefeitura e da Vivo discutem sobre a operação; uma equipe da PM foi até o local. Foto / SuperBairro
Veículos de equipes da Vivo se concentram na avenida Heitor Villa-Lobos. Foto / SuperBairro
Equipe da Vivo trabalha na recuperação da fiação por volta das 21h de terça-feira. Foto / SuperBairro