Passagem do bloco pela avenida 9 de Julho. Vídeo / SuperBairro
Bloco venceu a ameaça de chuva das previsões e comemorou seus 18 anos de atividade com a descontração de sempre; a folia terminou por volta da meia-noite, na Savema
WAGNER MATHEUS
O bloco Lá Em Cuba, Em Cuba Lá repetiu, na quarta-feira (11), o sucesso que o tornou uma das atrações mais esperadas do pré-Carnaval de São José dos Campos. A agremiação comemorou 18 anos com o enredo “Alegria e Revolução” e a tradicional participação de integrantes da Banda de Santana e os bonecões do Piracema Bairrinho.
A comemoração tomou o quadrilátero formado entre o Parque Vicentina Aranha e a Savema (Sociedade Amigos da Vila Ema, Jardim Maringá e Adjacências). Após a saída da concentração, em frente à portaria do Parque Vicentina Aranha, às 19h30, o bloco evoluiu pela rua Prudente Meireles de Morais, avenida 9 de Julho, rua do Serimbura, rua Aristides Friggi e avenida Heitor Villa-Lobos. O final do percurso foi na sede da Savema, onde a festa começou às 20h30 e se estendeu até por volta da meia-noite.

Ambulantes e trânsito
Apesar do trabalho eficiente feito por agentes da Mobilidade da Prefeitura, o crescimento do Em Cuba Lá já justifica o desvio total do trânsito na avenida 9 de Julho, onde os foliões dividem o espaço, durante cerca de 30 minutos, com automóveis e ônibus.
Outro desafio para os organizadores do bloco para os próximos anos é disciplinar a posição de dezenas de ambulantes que acompanham o desfile. Atualmente, eles se misturam no meio do bloco, tomando o espaço que deveria ser ocupado pelos foliões, músicos e bonecões. Além disso, na chegada à Savema, ocupam a entrada com carrinhos e dificultam o acesso ao local.


18 anos
O Em Cuba Lá surgiu em 2009 a partir da ideia de um grupo de alunos em programas de mestrado e doutorado, pesquisadores, engenheiros e analistas associados à pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O objetivo foi utilizar a manifestação popular do Carnaval como um novo espaço de apresentação de atividades técnico-científicas relacionadas com a melhoria da qualidade de vida na cidade. Desde então, a cada ano tem sido levado às ruas um tema com essas características. O Em Cuba Lá só não esteve no Carnaval nos anos de 2021 e 2022 devido à pandemia de covid-19.


IMAGENS
Melhores momentos do Em Cuba Lá


















Em Cuba Lá: 18 anos de alegria e temas sociais no Carnaval de São José. Foto / SuperBairro 
