Enquanto aumenta o número de vacinados, cai o número de mortes por covid em São José. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Última morte ocorreu no dia 10; imunização completa já atinge 87,8% do público-alvo de 12 anos ou mais

 

DA REDAÇÃO

Com alto índice de cobertura vacinal, São José dos Campos completou, na tarde dessa quinta-feira (18), oito dias sem registro de morte por covid-19. A redução vem ocorrendo mês a mês. Das 165 mortes em janeiro deste ano, o mês de setembro registrou 26 casos e, em outubro, caiu para 12.

Também a média móvel de mortes vem caindo sucessivamente. A média é obtida diariamente tendo como base os números dos últimos 14 dias. Nessa quinta-feira (18), a média móvel ficou em 1,7 mortes diárias.

Desde o início da pandemia já foram vacinadas contra a covid em São José dos Campos 1.175.702 pessoas acima de 12 anos. A cobertura já chegou a 96,7% do público-alvo com a primeira dose e a 87,8% com as duas doses ou a dose única. A terceira dose atingiu 10,2% do público-alvo.

A Prefeitura informou que ainda aguarda informações e envio de doses pelo Governo do Estado para o reforço com a vacina da Janssen.

PUBLICIDADE

Terceira dose

A Prefeitura também registrou crescimento significativo na procura pela terceira dose da vacina. A ida aos postos atingiu, na quarta-feira (17), um aumento de 97%, ou seja, quase o dobro de pessoas foi até os locais de vacinação.

O aumento da procura foi explicado pelo fato de quarta-feira ter sido o primeiro dia de aplicação da dose de reforço em pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há 5 meses ou mais, conforme decisão do Ministério da Saúde.

Também houve antecipação de prazo para a terceira dose em pessoas com 50 anos ou mais que tomaram as duas doses de CoronaVac há 28 dias ou mais, ou seja, quem foi vacinado até 21 de outubro.

PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira

Confira quem pode se vacinar nesta sexta-feira (19). Se tiver dúvidas, veja mais informações sobre a vacinação no site da Prefeitura: www.sjc.sp.gov.br.

Primeira dose / sem comorbidades – Para quem tem mais de 12 anos, ainda não se vacinou e não tem comorbidades. Nas UBSs e no Cipax Laboratório, das 8h às 17h; no Colégio Tableau, das 8h às 21h.

– Primeira dose / com comorbidades – Quem tem comorbidades só pode se vacinar nas UBSs, das 8h às 17h.

– Segunda dose / Pfizer – Para quem se vacinou até 29 de outubro. Nas UBSs e no Cipax Laboratório, das 8h às 17h; no Colégio Tableau, das 8h às 21h.

– Segunda dose / CoronaVac – Pode se vacinar quem tomou a primeira dose até 5 de novembro. No Cipax Laboratório, das 8h às 17h; no Colégio Tableau, das 8h às 21h. Das UBSs, apenas a de São Francisco Xavier vai atender esse público, das 8h às 17h.

– Segunda dose /AstraZeneca – Para quem se vacinou até 24 de setembro. No Cipax Laboratório, das 8h às 17h; no Colégio Tableau, das 8h às 21h. Das UBSs, apenas a de São Francisco Xavier vai atender esse público, das 8h às 17h.

– Terceira dose / mais de 60 anos e trabalhadores da Saúde e da Educação – Para quem tomou a segunda dose até 19 de junho das vacinas da Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac. O imunizante será o da Pfizer. O prazo e a disponibilidade não valem para a vacina da Janssen. Nas UBSs e no Cipax Laboratório, das 8h às 17h; no Colégio Tableau, das 8h às 21h.

– Terceira dose / imunossuprimidos – Pacientes com 12 anos ou mais, com alto grau de imunossupressão, que foram vacinados com a segunda dose até 21 de outubro. Somente nas UBSs, das 8h às 17h.

Endereços

– Cipax Laboratório – praça Afonso Pena, 246 – Centro

– Colégio Tableau – rua Claudino Pinto, 93 – Centro

PUBLICIDADE