A vacina está sendo aplicada em toda a rede de 40 UBSs do município. Foto / Adenir Britto/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Campanha nesta época do ano visa proteção para o período de volta às aulas; a vacina está disponível nas 40 UBSs do município

 

DA REDAÇÃO

Com foco no período de volta às aulas, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São José dos Campos está promovendo uma imunização especial contra a meningite tipo C para crianças e adolescentes com idades de 5 a 19 anos.

Os profissionais da saúde também podem se beneficiar com a vacina, que se estende aos trabalhadores que atuam em áreas de apoio, como recepcionistas, seguranças, funcionários da limpeza, cozinheiros e motoristas.

Os interessados devem procurar a rede de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) levando carteirinha de vacinação e documento com foto. Das 40 UBSs do município, nove atendem até as 19h: Alto da Ponte, Santana, Altos de Santana, Vila Tatetuba, Vila Tesouro, Vista Verde, Novo Horizonte, Eugênio de Melo e Jardim Telespark. Clique [aqui] e confira os endereços e horários de todas as UBSs.

PUBLICIDADE

Campanha

A vacina meningocócica C conjugada está disponível temporariamente para crianças acima de 5 até 10 anos, 11 meses e 29 dias que não foram vacinadas anteriormente com nenhuma dose, além de adolescentes de 15 a 19 anos, 11 meses e 29 dias que não foram vacinados anteriormente com nenhuma dose ou não tenham recebido a dose de reforço entre 11 a 14 anos.

Calendário

A meningocócica C faz parte do calendário básico de vacinação para crianças na faixa etária de 3 meses (1ª dose), 5 meses (2ª dose) e 12 meses (dose de reforço). No calendário consta também a vacina meningocócica ACWY para adolescentes de 11 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Meningite

A doença meningocócica é uma infecção causada pela bactéria Neisseria meningitidis e pode ser fatal, podendo levar à morte em até 24 horas. Os sintomas podem aparecer primeiro como uma doença parecida com a gripe e piorarem rapidamente, além de o paciente apresentar pescoço rígido, febre alta, sensibilidade à luz, confusão, dores de cabeça e vômito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
APOIO SUPERBAIRRO