Nesta quarta-feira (29), a diretoria que encerrou o mandato na Savema no último mês de dezembro terá que prestar contas em reunião convocada pelo Conselho Fiscal da entidade
WAGNER MATHEUS
No mês de dezembro do ano passado, terminou o mandato de três anos da diretoria da Sociedade Amigos da Vila Ema, Jardim Maringá e Adjacências (Savema). De acordo com o estatuto da entidade, no mesmo mês deveria ter sido realizada uma nova eleição para escolher os dirigentes do triênio 2025/2027. Porém, a eleição não foi convocada e, neste momento, a Savema não tem diretoria com mandato em vigor.
Nesta quarta-feira (29), às 19h, na sede da Savema, deverá ser realizada reunião para que a diretoria faça prestação de contas de sua gestão. A reunião ordinária foi convocada por três membros do Conselho Fiscal – José Monteiro do Amaral, Luiz Alberto Garcia e Pedro Bulgarão– que convocam os conselheiros e toda a diretoria.
A pauta prevê os seguintes procedimentos: “examinar o orçamento anual da Savema; fiscalizar os atos da diretoria; apreciar o último balanço financeiro a ser apresentado pela diretoria”.
Sem eleição
O SuperBairro fez contato com o último presidente da Savema, Celso de Almeida, para questionar o motivo da não convocação de eleição em dezembro do ano passado, quando foi concluído o mandato da diretoria. No dia 14 deste mês, foram enviadas oito perguntas a Almeida por WhatsApp. Ele alegou afazeres profissionais para não responder de imediato, mas comprometeu-se a fazê-lo o mais rapidamente possível.
Na quinta-feira (23), o portal fez mais um contato, se dispondo a ouvir o dirigente na sexta, sábado ou domingo, à sua escolha. Desde então, não houve resposta por parte de Almeida.
[Veja as perguntas não respondidas no final deste texto. Caso Celso de Almeida queira se manifestar, o SuperBairro atualizará este texto.]

Entidade esvaziada
Já faz alguns anos que a Savema não vem cumprindo o que prevê o seu estatuto, registrado em 23 de março de 1981. Criada como uma sociedade amigos de bairro, a entidade não exerce a primeira e mais importante finalidade prevista no seu documento de fundação.
O item I do seu estatuto prevê: “Detectar, estudar e propor soluções aos problemas da comunidade e articular-se aos poderes públicos, com o comércio, a indústria e as pessoas em geral, no sentido de solucionar adequadamente esses casos”.
Sem sócios
No dia 18 de agosto de 2023, Celso de Almeida foi entrevistado pelo SuperBairro, depois de assumir a presidência da Savema, após, segundo explicou, um impedimento por motivo de saúde do presidente anterior, Marco Pires.
Na entrevista, Almeida prometeu revitalizar a entidade, abrindo-a para ouvir a comunidade e realizando uma campanha para a atração de associados, e a realização de eleição ao final do mandato, que ocorreria, segundo ele, no mês de outubro de 2024.
Perguntado sobre o número de associados naquele momento, respondeu: “Nós tínhamos uma carteira de sócios aqui, mas com o novo presidente [Marco Pires] não houve tanto interesse em sócios e agora nós estamos pretendendo voltar com o pessoal da bocha e com quem quiser se associar. Vamos fazer as carteirinhas e cobrar uma mensalidade irrisória”, disse. O SuperBairro insistiu na pergunta: “Então no momento está praticamente zerada a carteira de associados?”. Almeida respondeu: “Está zerada”.
Clique [aqui] para ler a íntegra da entrevista realizada em agosto de 2023.
Nova eleição
A expectativa é que, a partir da reunião desta quarta-feira, o Conselho Fiscal conclua seu parecer e, com isso, abra o caminho para a convocação de nova eleição na entidade, uma vez que, após o término do período legal do mandato da última diretoria, a Savema estaria hoje sem diretoria.

Íntegra
Perguntas do SuperBairro ao presidente da Savema até dezembro de 2024, Celso de Almeida.
1 – O período de mandato da diretoria da gestão 2022/2024 terminou no dia 22 de dezembro de 2024. Segundo o estatuto da Savema, a eleição para renovação da diretoria deveria ter sido realizada em dezembro. Por que não ocorreu a eleição?
2 – Qual foi a diretoria que terminou a gestão de 2022 a 2024? O senhor terminou como presidente?
3 – Como o período de mandato de três anos da diretoria terminou no dia 22 de dezembro, quem está respondendo legalmente pela Savema no momento?
4 – Existe disposição de realizar eleição para o novo período de 2025 a 2027? Quando?
5 – Caso esteja programada a realização de eleição, quando será publicado o edital de convocação para o registro de chapas?
6 – A quem a diretoria da Savema presta contas internamente do funcionamento da entidade? Ao Conselho Fiscal? O senhor pode fornecer ao SuperBairro a prestação de contas da gestão 2022/2024?
7 – A quem a diretoria da Savema presta contas externamente do funcionamento da entidade? À Prefeitura de SJC? Ao Ministério Público? O senhor tem cópias desse tipo de prestação de contas? Pode fornecê-las ao SuperBairro?
8 – O grupo do qual o senhor fez parte na gestão anterior pretende disputar a eleição que deverá ser realizada? Já existe uma chapa formada? Qual é a composição?