Estruturas fixas para captação de lixo orgânico e reciclável serão instaladas nas zonas urbana e rural; também haverá Ecopontos específicos para vidros
DA REDAÇÃO
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou a instalação de Ecopontos na cidade. As estruturas fixas, móveis ou subterrâneas estão sendo implantadas em locais públicos com o objetivo de armazenar temporariamente resíduos sólidos descartados pela população. O recolhimento será integrado com os serviços públicos de coleta regular e coleta seletiva.
Os Ecopontos serão instalados em áreas urbanas e rurais. Serão utilizados contentores de dois tipos: para resíduos orgânicos e seletivos (nas cores marrom e azul) e para vidro (cor verde). As comunidades Santa Cruz 2 e 3, na região central, já receberam os novos contentores, além da requalificação dos locais.
A iniciativa, segundo a Secretaria de Manutenção da Cidade, busca padronizar a estética urbana e melhorar a limpeza. Visa também disciplinar os moradores, oferecendo um local único e permanente para o descarte de resíduos sólidos. Isso evita derramamentos em vias públicas, o contato com animais e vetores de doenças, a geração de mau odor e facilita a coleta.
Cada local contará com um totem explicativo e dois contentores metálicos de 1,6 metro cúbico cada, sendo um para coleta regular (resíduos orgânicos e rejeitos) e outro para coleta seletiva (materiais recicláveis).
A cidade também implantará Ecopontos específicos para vidros, com contentores fixos na cor verde em vias públicas. A ação, conduzida pela Urbam (empresa responsável pela coleta seletiva), busca incentivar a logística reversa do material.
Serão instalados 45 Ecopontos de vidro, inicialmente em áreas com grande concentração de bares e restaurantes, e nos 15 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) já existentes.
Contatada pelo SuperBairro, a Prefeitura informou que ainda não foram definidos todos os locais onde os Ecopontos serão implantados.


