O problema
Na semana passada, a Secretaria de Manutenção da Cidade, da Prefeitura de São José dos Campos, fez a supressão de quatro árvores na praça Sinésio Martins, no Jardim Esplanada, região central.
A retirada chamou a atenção de moradores e frequentadores do local. Dois moradores fizeram contato com o vereador Fernando Petiti (PSDB), que foi até o local. Petiti lembrou que a legislação dá prazo de dois meses para a reposição de novas mudas no mesmo local da supressão.
O vereador também cobrou maior transparência da Prefeitura “aos critérios de supressão e às ações de replantio e compensação ambiental”.
Veja [aqui] o vídeo postado pelo vereador em suas redes sociais.

Resposta
Acionada pelo SuperBairro, a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, que é responsável pela gestão do patrimônio arbóreo do município, garantiu que as espécies suprimidas serão repostas e argumentou que os cortes foram justificados por laudos técnicos.
Veja a íntegra da resposta:
“A Prefeitura de São José dos Campos informa que a supressão de quatro árvores realizada na Praça Sinésio Martins ocorreu após laudos técnicos comprovarem a necessidade da retirada, em conformidade com incisos da Lei Municipal nº 5.097/1997.
Os relatórios de exame constataram, entre outras situações, rompimento de galhos, comprometimento no sistema radicular e outros problemas fitossanitários, apresentando risco à segurança de pedestres, motoristas e edificações no entorno.
A Prefeitura reforça que novas espécies serão replantadas no local, garantindo a compensação ambiental e a manutenção da qualidade da arborização urbana.”

