Na Pesquisa NPS, os pacientes podem opinar sobre a qualidade dos serviços de saúde que recebem. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Um novo formato de pesquisa de satisfação está sendo implantado pela Prefeitura para ouvir pacientes sobre os serviços de saúde que recebe

 

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de São José dos Campos está aplicando um novo modelo de pesquisa de satisfação para ouvir os pacientes da rede municipal de saúde. O objetivo é entender a experiência de quem utiliza os serviços e transformar cada opinião em ações práticas de melhoria.

A metodologia utilizada é o NPS (Net Promoter Score). A iniciativa está sendo realizada em parceria com o Grupo Asas – Associação para o Desenvolvimento de Serviços de Saúde.

Como funciona?

Até 48 horas após o atendimento, o paciente recebe pelo WhatsApp uma mensagem do número oficial (11) 4004-0200, com o nome de contato Pesquisa NPS e foto de perfil padronizada. A pesquisa é enviada aleatoriamente e sempre sobre o serviço utilizado. Por exemplo, quem tomou vacina em uma UBS responderá sobre essa experiência específica.

As perguntas são simples e seguem uma escala de 1 a 5 para avaliar a satisfação com o serviço e a chance de recomendar a um amigo ou familiar. Em caso de avaliação baixa, novas perguntas ajudam a identificar os motivos, fornecendo informações qualificadas que permitem à Prefeitura agir corrigindo falhas e implementando soluções para melhorar o atendimento.

Os resultados são analisados em tempo real por meio de um painel digital que organiza por unidade, período e tipo de atendimento, sempre em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A Prefeitura informa que os moradores devem ficar atentos para evitar golpes. A pesquisa é enviada exclusivamente pelo número (11) 4004-0200, identificado como Pesquisa NPS, com foto oficial de perfil. Em nenhuma situação serão solicitados dados pessoais, documentos ou informações bancárias. Para participar, basta responder às perguntas enviadas.

As informações obtidas mostram como os usuários avaliam os atendimentos recebidos. A pesquisa também ajuda os profissionais de saúde, pois os dados coletados auxiliam a identificar falhas, propor soluções e compartilhar boas práticas entre as equipes.

PUBLICIDADE

Sobre a Asas

Fundada em 2019, a Asas – Associação para o Desenvolvimento de Serviços de Saúde reúne gestão, tecnologia e educação em saúde. Surgiu a partir do Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”).

Em São José dos Campos, o Cejam é responsável pela gestão das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Santana, Telespark, Altos de Santana e Alto da Ponte, e as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Alto da Ponte e Campo dos Alemães.

Todas as unidades receberam a fase 1 do projeto-piloto para pesquisa de satisfação entre os meses de março e agosto. A partir de agora, esta nova etapa permitirá comparar as avaliações de serviços similares distribuídos por regiões diferentes da cidade.

APOIO / SUPERBAIRRO
APOIO / SUPERBAIRRO
APOIO / SUPERBAIRRO