Começa nesta segunda-feira (17) a operação integrada da Prefeitura para garantir a segurança da população no período de compras de fim de ano
DA REDAÇÃO
Começa na próxima segunda-feira (17), em São José dos Campos, a Operação Natal. Envolvendo várias áreas da Prefeitura, o objetivo é reforçar a segurança e a ordem urbana na região central e nos principais corredores comerciais dos bairros.
A ação conjunta do DPME (Departamento de Posturas Municipais e Estética Urbana) e da GCM (Guarda Civil Municipal), ambos ligados à Secretaria de Proteção ao Cidadão, pretende garantir mais tranquilidade e organização durante o período de maior movimento das compras de fim de ano.
A operação prevê o reforço do efetivo de fiscais e guardas municipais com a ampliação dos horários de permanência em campo, acompanhando a ampliação do horário de funcionamento do comércio.
Segundo a secretaria, a Operação Natal seguirá até o fim de dezembro, podendo ser ampliada conforme a demanda e o movimento no comércio.
Além do Centro, a ação abrangerá avenidas de grande fluxo, como Andrômeda (região sul) e Rui Barbosa (região norte), para assegurar o cumprimento das normas municipais e coibir o comércio ambulante irregular.
Durante o período da Black Friday, as fiscalizações também serão intensificadas devido ao aumento expressivo de consumidores nessas regiões.

Monitoramento inteligente
As ações de campo contam com o suporte do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), que realiza o monitoramento 24 horas por dia.
As câmeras inteligentes do sistema utilizam tecnologia de reconhecimento facial, rastreamento de pessoas, objetos e veículos, além de detecção de movimento e tempo de permanência, auxiliando na identificação de situações suspeitas e viabilizando a resposta imediata das equipes de segurança.



Operação Natal começa na segunda-feira no Centro e em corredores comerciais movimentados. Foto / Adenir Britto/PMSJC 
