Vicentina traz, online, o grupo Fuá Rabecado. Foto / Daniel Carvalho/Divulgação.

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

DA REDAÇÃO

Quem está curtindo atrações online neste período de pandemia tem uma boa opção para este domingo (28) de manhã. As redes sociais do Parque Vicentina Aranha vão exibir o musical Fuá Caipira, que narra o contexto e trajetória cultural da região do Vale do Paraíba por meio de um passeio por ritmos e manifestações rurais.

Poderão ser apreciadas apresentações de folia de reis, calango, cana verde, congada, jongo, moçambique, quadrilha caipira e outros. “É um show que reverencia a nossa história, capaz de gerar uma ação e um movimento transformador para a música e a cultura rural do Vale do Paraíba e região”, enfatiza Ari Pereira, diretor geral do espetáculo e fundador do grupo Fuá Rabecado, que executa todos os números.

Segundo Ari, o espetáculo também busca suprir uma lacuna em torno dos ritmos rurais do Vale, “que possuem raros registros em áudio e vídeo”. No grupo, ele é responsável pela rabeca e voz. Completam a formação os músicos Diego Prado e Moringa D’Xoroquê (percussão), Tânia Reis (voz), Fred Vilela, bisneto do mestre calangueiro Ernesto Vilela, de São José dos Campos (violão, viola e voz) e Márcio de Oliveira (violão e voz).

Com direção musical de Marcio Oliveira, o Fuá Caipira é um show alegre, dançante e interativo para toda a família. “A palavra fuá tem, no Brasil, vários significados, os mais relevantes estão ligados a movimento, ação, festa, brincadeira, e isso traduz a essência do show: uma grande festa musical”, explica Oliveira.

A atração faz parte do Projeto Circulação FCCR, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Serviço

Fuá Rabecado apresenta Fuá Caipira

Quando – domingo (28 de março), 10h30

Onde – evento online nas redes sociais do Parque Vicentina Aranha:

www.facebook.com/parquevicentinaaranha

www.youtube.com/parquevicentinaaranha