Instrumentistas do Lá em Cuba apresentaram na Savema a marchinha do Carnaval deste ano. Vídeo / SuperBairro
O bloco criado em 2009 vai comemorar 18 anos no dia 11 de fevereiro, abrindo o Carnaval de São José dos Campos; o tema é “Alegria e Revolução”
DA REDAÇÃO
O irreverente bloco Lá em Cuba, Em Cuba Lá! irá comemorar 18 anos no Carnaval de São José dos Campos no dia 11 de fevereiro, a quarta-feira anterior ao Carnaval oficial da cidade. Na noite de sexta-feira (23), a marchinha deste ano, “Alegria e Revolução”, foi apresentada no bar Bem Boteco, que funciona na sede da Savema (Sociedade de Amigos da Vila Ema e Jardim Maringá).
No dia 11, os foliões repetirão o trajeto que já caracteriza o bloco, saindo da portaria do Parque Vicentina Aranha (Vila Adyana), passando pela avenida 9 de Julho, entrando na avenida Heitor Villa-Lobos (Jardim Apolo, Jardim Maringá e Vila Ema) e se reunindo até por volta das 21h30 na sede da Savema. A concentração em frente ao Vicentina deverá começar às 17h30 e a saída às 19h30.
História do bloco
O Bloco Carnavalesco Lá em Cuba, Em Cuba Lá! foi criado em 2009 por um grupo de pesquisadores e alunos associados a pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
“O objetivo era utilizar a manifestação artístico-cultural, que é o Carnaval, como um espaço para atividades técnico-científicas que estão diretamente relacionadas com a melhoria da qualidade de vida na cidade”, explica Miguelzinho, o diretor geral do Lá em Cuba.
Segundo ele, o bloco conta com o apoio da Savema e do Parque Vicentina Aranha desde 2009. Há vários anos também recebe a participação dos bonecões do Grupo Piracema, do Bairrinho, e dos Bonecos do Projeto Uai Folia, de Santana.
Tradicionalmente, as marchinhas do bloco são interpretadas por instrumentistas comandados pelo “puxador” Nilton Blau, e por músicos da Banda de Santana conduzidos pelo maestro Onofre.

Lá em Cuba 2026
Sobre o tema deste ano, “Alegria e Revolução”, Miguelzinho explica: “O tema procura recuperar a ideia, presente na literatura, de que a alegria é uma força vital, portanto também capaz de subverter, de transformar pessoas e coletivos. Os assentamentos humanos, que chamamos de cidades, historicamente, tiveram em sua fundação as festas, e as festas de rua.
A maior novidade deste ano é que o líder do bloco, Antonio Miguel Vieira Monteiro, conhecido no Carnaval como Miguelzinho, agora é simplesmente o diretor geral do Inpe. Depois de ocupar o cargo a convite durante nove meses, foi realizado processo seletivo com outros candidatos e ele assumiu desde o início de janeiro, pelos próximos quatro anos, a diretoria geral do instituto. Porém, o novo cargo não deverá afastar Miguelzinho do Carnaval joseense.

Marchinha de 2026
Alegria e Revolução!
Ocupa a rua com alegria
É noite e dia de uma paixão
O meu respeito à fantasia
Bate no peito agora…
Vontade de te ver…
Como será?
Que está você…
Na nossa concentração?
Entre piratas e Pereirões
A banda toca, tocam os corações
Pra cá, pra cá, pra cá… Eu vou ficar…
Pra lá, pra lá, pra lá… Tem explosão
Pra cá, pra cá, pra cá… Levante a mão
O nosso bloco hoje… tem revolução
Lá emcuba emcubalá
Lá emcuba emcubalá
18 anos, vou comemorar
Falei da dengue e da falta d’água
Fui de trem-bala ver Seu Ditinho
Nossa história é muito bela
A noiva linda sai
Com emo pra dançar
Pra cá, pra cá… Pra lá, pra lá…
Não solta da minha mão
Olha pro lado, Olha pra trás
Hay que endurecerse sin
Perder a folia jamais!


Entrada da Savema tomada por foliões no Carnaval de 2025. Foto / SuperBairro 
