Carlos Amaral move ação na Justiça para regularizar a Savema. Foto / SuperBairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Marco Pires, que presidiu a Savema durante parte do período 2021-2024, foi incluído no processo depois que o juiz da 4ª Vara recusou citação anterior

 

DA REDAÇÃO

O advogado Carlos Amaral informou ao SuperBairro na noite de domingo (26) que cumpriu determinação do juiz titular da 4ª Vara Cível de São José dos Campos, Pedro Henrique do Nascimento Oliveira, e forneceu nome e endereço do ex-presidente da Savema (Sociedade Amigos da Vila Ema, Jardim Maringá e Adjacências) para ser citado na ação movida por Amaral desde o dia 14 de fevereiro.

A ação visa conseguir da Justiça a nomeação de Carlos Amaral como administrador provisório da entidade para, segundo ele, dar andamento à administração e realizar eleições depois que a antiga diretoria (2021-2024) deixou de fazê-lo.

Após negar a medida liminar que colocaria Amaral imediatamente na administração provisória da Savema, o juiz Heitor Febeliano dos Santos Costa, que então respondia pela 4ª Vara, determinou que membro da diretoria que exerceu o último mandato fosse citado para fazer parte da ação.

No dia 10 de abril, um oficial de Justiça citou Edvaldo Aparecido Sobral Pacífico, que o SuperBairro identificou erradamente em reportagem anterior como o locatário e responsável pelo bar da sede da entidade, onde ficou somente por cerca de 30 dias. Na verdade, quem foi citado, também de nome Edvaldo, é ligado à equipe de bocha que funciona na Savema, mas sem nenhum cargo na diretoria.

Ao substituir Febeliano no cargo, o novo juiz titular, Pedro Henrique do Nascimento Oliveira, despachou no dia 23 de setembro e recusou a citação afirmando que “a pessoa citada não faz parte da diretoria da entidade”. Diante disso, deu prazo de 15 dias para que o autor da ação, Carlos Amaral, providenciasse a citação de um dos dirigentes da Savema na antiga gestão.

Amaral afirmou ao SuperBairro que indicou no processo o nome do presidente da última diretoria, Marco Antônio Pinheiro Pires. Depois de iniciar o mandato em 2021, Pires se afastou do cargo faltando mais de um ano para o término do mandato. Após a indicação, Oliveira deve dar prazo para a nova citação visando o prosseguimento do processo.

APOIO / SUPERBAIRRO

Nova eleição

Em entrevista ao SuperBairro no mês de setembro, Carlos Amaral, que é filho de José Monteiro do Amaral, comerciante tradicional da Vila Ema e presidente do último Conselho Fiscal da Savema, explicou ter entrado com a ação porque “a Savema estava acéfala”, pois não cumpriu os requisitos para fazer uma nova eleição. “Entrei com a ação para que haja um limitador temporal para as ações que foram tomadas de fevereiro até aqui, com a garantia da Justiça”, disse

Enquanto isso, com Amaral à frente, embora ainda não nomeado pela Justiça, têm sido executados alguns serviços na Savema. Foram feitas podas de árvores, além de uma supressão autorizada pela Prefeitura, segundo Amaral, e feita uma nova pintura do bar que funciona na sede.

Na ação movida na Justiça, o advogado questiona não só a validade da gestão 2021-2024, mas também a de 2018-2021. Segundo ele, ambas apresentaram irregularidades no processo eleitoral.

APOIO / SUPERBAIRRO
APOIO / SUPERBAIRRO