INSS avisa que tudo o que se refere a empréstimo consignado só pode ser feito no seu site, aplicativo ou fone 135. Foto / Gov.br/Reprodução

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Quem quiser contratar empréstimo consignado terá que cadastrar seus dados biométricos na plataforma do INSS na internet; medida segue determinação do TCU

 

DA REDAÇÃO*

A partir desta sexta-feira (23), os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que quiserem contratar novos empréstimos consignados terão que cadastrar seus dados biométricos na plataforma Meu INSS na internet. A medida de segurança foi anunciada na última segunda-feira (19) por meio de um despacho publicado no Diário Oficial da União.

A concessão de novas autorizações para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas estava bloqueada desde o último dia 8. Anunciado em meio às investigações de irregularidades na cobrança de mensalidades para associações e empréstimos consignados, o bloqueio atendeu a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) de junho do ano passado.

Ao apurar denúncias de descontos não autorizados por aposentados e pensionistas e encontrar indícios de irregularidades, o TCU determinou que o INSS só permitisse as cobranças em folha em favor de sindicatos e entidades sociais mediante a obtenção e conferência da assinatura eletrônica avançada e dados biométricos do beneficiário. A determinação valia tanto para as mensalidades de filiação às entidades quanto para empréstimos consignados.

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TCU determina

O instituto recorreu das determinações, alegando, entre outras razões, que as autorizações para empréstimos consignados já passavam por mecanismos de controle mais eficazes que aqueles a que são submetidas autorizações para descontos de mensalidades associativas em folha. No entanto, um dia antes do INSS anunciar o bloqueio dos consignados, o TCU negou o recurso, mantendo as determinações.

O INSS alertou que não realiza atendimento por meio de redes sociais ou aplicativos como o WhatsApp, nem pede aos beneficiários que enviem documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários por esses canais de comunicação. Todos os serviços e informações sobre benefícios devem ser acessados apenas pelos canais oficiais, como o site, o aplicativo Meu INSS ou o telefone 135.

 

*Com informações da Agência Brasil.

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