Quem quiser contratar empréstimo consignado terá que cadastrar seus dados biométricos na plataforma do INSS na internet; medida segue determinação do TCU
DA REDAÇÃO*
A partir desta sexta-feira (23), os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que quiserem contratar novos empréstimos consignados terão que cadastrar seus dados biométricos na plataforma Meu INSS na internet. A medida de segurança foi anunciada na última segunda-feira (19) por meio de um despacho publicado no Diário Oficial da União.
A concessão de novas autorizações para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas estava bloqueada desde o último dia 8. Anunciado em meio às investigações de irregularidades na cobrança de mensalidades para associações e empréstimos consignados, o bloqueio atendeu a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) de junho do ano passado.
Ao apurar denúncias de descontos não autorizados por aposentados e pensionistas e encontrar indícios de irregularidades, o TCU determinou que o INSS só permitisse as cobranças em folha em favor de sindicatos e entidades sociais mediante a obtenção e conferência da assinatura eletrônica avançada e dados biométricos do beneficiário. A determinação valia tanto para as mensalidades de filiação às entidades quanto para empréstimos consignados.

TCU determina
O instituto recorreu das determinações, alegando, entre outras razões, que as autorizações para empréstimos consignados já passavam por mecanismos de controle mais eficazes que aqueles a que são submetidas autorizações para descontos de mensalidades associativas em folha. No entanto, um dia antes do INSS anunciar o bloqueio dos consignados, o TCU negou o recurso, mantendo as determinações.
O INSS alertou que não realiza atendimento por meio de redes sociais ou aplicativos como o WhatsApp, nem pede aos beneficiários que enviem documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários por esses canais de comunicação. Todos os serviços e informações sobre benefícios devem ser acessados apenas pelos canais oficiais, como o site, o aplicativo Meu INSS ou o telefone 135.
*Com informações da Agência Brasil.
