MCTI define Antonio Miguel Vieira Monteiro como novo diretor do Inpe; ele foi escolhido após conclusão do processo seletivo realizado pela Comissão de Busca do Ministério
DA REDAÇÃO
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, anunciou o servidor de carreira Antonio Miguel Vieira Monteiro como novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A informação foi divulgada no site do instituto no final da noite de segunda-feira (1º).
Tecnologista Sênior e coordenador do Laboratório de Investigação em Sistemas Socioambientais (LISS), da Divisão de Observação da Terra e Geoinformação (DIOTG), Antonio Miguel terá um mandato de quatro anos.
“As mudanças climáticas impõem desafios urgentes e o Brasil precisa de instituições fortes. O Inpe é referência mundial em monitoramento ambiental e climático, com Antonio Monteiro reforçamos o compromisso do governo com uma ciência forte, transparente e capaz de responder aos grandes desafios”, afirmou a ministra; “O Inpe continuará sendo um centro de excelência e de inovação e seguirá liderando grandes programas, como o CBERS”, enfatizou.
Com formação em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Antonio Miguel Vieira Monteiro possui mestrado em computação aplicada pelo Inpe e doutorado em engenharia eletrônica e controle/ciência da computação pelo Centro de Ciência Espacial da Escola de Engenharia Aplicada da Universidade de Sussex, em Brighton, Reino Unido.

Comissão de Busca
A escolha do novo diretor teve origem em uma lista tríplice encaminhada à ministra Luciana Santos pelo presidente da Comissão de Busca, que procurou identificar, nas comunidades científica, tecnológica e/ou empresarial, nomes que se identificassem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para o Inpe.
A seleção de candidatos foi composta da análise dos currículos e memoriais descritos dos candidatos, além de projeto de gestão, exposições orais públicas dos projetos de gestão e entrevistas individuais com a Comissão de Busca.





Miguel Monteiro: diretor do Inpe pelos próximos quatro anos. Foto / Secom/Inpe 