Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

A pandemia mudou a relação de consumo e meios de produção. Até as gigantes multinacionais sentiram o golpe. Não se pode dizer que existe um lado bom em tudo isso, mas abriu-se uma frente para novos empreendedores.

Hoje, quase tudo se resolve pelo toque do celular. Os apps estão aí, cada vez mais eficientes. Hoje, a demanda pelos diversos tipos de serviço que o mundo virtual oferece é surpreendente.

Entre os apps que agilizam a rotina estão do tradicional delivery de comida até o agendamento de consultas médicas, farmácia em casa e visitas de profissionais para serviços domésticos.

Essa já era uma tendência, é certo, mas a pandemia veio pra sacramentar a necessidade de atender a essa crescente demanda.

Quase tudo que se pode imaginar está a um toque dos “concierges” virtuais. Dona Maria do Rosário Boanerges que o diga. Em meia hora ela fez uma compra de supermercado por um aplicativo que leva e traz o que a pessoa quiser. Aos 68 anos, é do chamado grupo de risco e prefere não se arriscar em filas. Quando a compra chega ela confere os itens e realiza o pagamento.

Assim como esse existem centenas de aplicativos que oferecem serviços sem que a pessoa precise sair de casa. Confira alguns ainda pouco conhecidos.

1 – Primeira Mesa

Aplicativo indicado para quem ama gastronomia. O Primeira Mesa movimenta restaurantes e bares em horários e dias específicos com promoções especiais. Pelo Primeira Mesa, o público se compromete a chegar na hora estipulada e seguir regras, que garantirão aos participantes o direito de comerem o que quiserem, com 50% de desconto.

2 – DogHero

É apaixonado pelo seu cão de estimação e sofre muito sempre que precisa viajar? O DogHero encontra anfitriões de confiança que hospedam seu cãozinho e mantém a rotina de carinho e cuidado como em casa. O app dá uma “garantia veterinária” disponibilizada pela plataforma.

3 – Docway

Principal aplicativo médico do Brasil, o Docway surgiu com o objetivo de facilitar a vida de quem precisa de atendimento médico humanizado, levando o médico até o paciente por meio da tecnologia. Hoje, conta com mais de 55.000 usuários, está presente em mais de 340 cidades e todas as capitais do país. Graças ao projeto inovador, hoje é possível chamar o médico para uma visita onde quer que o paciente esteja, facilitando o dia a dia de quem precisa de cuidados médicos com um atendimento exclusivo e diferenciado.

4 – Desrotulando

Desenvolvido por nutricionistas, sem modismos ou radicalismos, o Desrotulando é o primeiro aplicativo de food score do Brasil. Com o aplicativo é possível pesquisar a avaliação de milhares de produtos alimentícios por nome, marca ou categoria. Com apenas alguns cliques, o usuário descobre os pontos positivos, negativos e alertas dos produtos pesquisados, tudo apresentado de forma fácil de entender.

5 – Triider

Quem é que nunca teve problema para encontrar um bom prestador de serviço? Até mesmo trabalhos básicos como instalar um chuveiro ou desentupir uma pia podem se transformar em uma verdadeira epopeia. Agora, imagine usar uma espécie de rede social para fazer orçamentos e, a partir do preço e da avaliação dada por outros clientes, negociar e fechar o serviço, sem sair de casa. É a isso que se propõe o Triider, startup que oferece, entre outros, profissionais nas áreas elétrica, hidráulica, marido de aluguel e montador de móveis. Os pagamentos são feitos com cartão de crédito por meio da plataforma, com possibilidade de parcelamento em até seis vezes sem juros.

6 – Beauty Date

É difícil encontrar um brasileiro que não se preocupe com a beleza. Pensando nisso, o Beauty Date permite o agendamento, por exemplo, em salões de beleza, clínicas de estética e barbearias.

A lista é grande. Em tempos de pandemia a tendência é essa. Afinal, ficar em casa é salutar e com uma certa mordomia pode ser bem prazeroso.

 

> Isnar Teles é jornalista (MTb nº 22.533) há 34 anos. É editor do SuperBairro. Mora na Vila Adyana.