O Espetinho da Ema ficou interditado até quinta-feira e voltou a funcionar nesta sexta. Foto / SuperBairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Ações em toda a cidade resultaram em oito interdições e 48 multas no comércio, além de 160 multas de trânsito

 

DA REDAÇÃO

Dois bares da área da Vila Ema, na região central, foram autuados e interditados no último final de semana com base nas determinações do Plano SP de combate à covid-19. A medida resultou das ações de fiscalização executadas em conjunto pelo Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais (DFPM), Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar, com apoio da Polícia Civil e de agentes de Mobilidade Urbana, entre a sexta-feira (23) e o feriado de aniversário da cidade, na terça-feira (27).

Um dos bares fechados foi o Espetinho da Ema, estabelecimento tradicional da avenida Heitor Villa-Lobos, na Vila Guaianazes. A fiscalização foi até o local na sexta-feira (23) à noite e autuou o bar pelas seguintes irregularidades: aglomeração de pessoas no interior com ocupação acima do permitido; aglomeração de pessoas do lado de fora obstruindo a via pública; maioria dos clientes sem máscara; falta de álcool gel para os clientes nas mesas e falta de controle de acesso.

PUBLICIDADE

Segundo Rogério Fuziger, gerente do Espetinho, a empresa irá apresentar recurso contra a multa. Segundo ele, os cuidados dentro do bar e na área externa com mesas na calçada é rigoroso. “Mas não temos responsabilidade e nem controle sobre as pessoas que se concentram fora dessa área”, disse.

Quanto ao fechamento, Fuziger explicou que ocorreu em razão da falta de atualização da licença de funcionamento. O novo documento foi providenciado após o feriado de aniversário da cidade e o bar voltou a funcionar normalmente nesta sexta-feira (30).

Soul de Bar, na praça do Jardim Maringá: ainda fechado. Foto / SuperBairro

No Maringá

Outro estabelecimento fechado foi o Soul de Bar, na praça Pedro Américo, no Jardim Maringá. As irregularidades encontradas, também na noite de sexta-feira, foram as mesmas do Espetinho e a falta de licença de funcionamento.

O SuperBairro tentou contato com a direção do Soul de Bar pelo telefone divulgado nas redes sociais, mas as ligações não foram atendidas. Se houver manifestação, a qualquer tempo, o texto será atualizado.

PUBLICIDADE

Oito interdições

O resultado das ações em toda a cidade durante o fim de semana e feriado prolongado atingiu oito estabelecimentos, entre adegas, bares e botecos nas regiões central, leste e sul. Foram aplicadas 48 multas em um total de R$ 245 mil, e emitidas dez notificações preliminares.

No mesmo período, foram vistoriados 292 veículos, entre carros e motos, com apreensão de quatro deles. A Prefeitura e as forças de segurança aplicaram ainda 160 multas de trânsito por infrações como estacionamento irregular, falta de cinto de segurança e som alto.

A Prefeitura orienta a população a ajudar a combater a pandemia denunciando aglomerações e descumprimentos às regras sanitárias pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar).