Raquel Aranha é a criadora do Centro de Documentação Musical de SJC retratado no documentário. Foto / YouTube/Reprodução

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

“Memórias que Tocam”, de Tiago Ferigoli, retrata o trabalho do Centro de Documentação Musical de SJC, que tem sua sede no Parque Vicentina Aranha

 

DA REDAÇÃO

O joseense Tiago Ferigoli lançou no último dia 30 de maio, no seu canal no Youtube, o documentário “Memórias que Tocam”. O filme foi realizado com recursos próprios de sua produtora, a TFStudio, e dos apoiadores do canal.

O documentário mergulha no universo da preservação da memória musical brasileira a partir da criação do Centro de Documentação Musical de São José dos Campos (CDM SJC), sediado no Parque Vicentina Aranha, na região central da cidade.

O filme retrata o trabalho da musicista e pesquisadora Raquel Aranha, responsável pela criação do CDM, e revela como partituras, bilhetes, gravações e outros registros musicais –frequentemente descartados ou esquecidos– podem ganhar nova vida quando reconhecidos como patrimônio cultural.

Por meio de depoimentos de integrantes da equipe, o filme percorre histórias escondidas entre partituras manuscritas, fitas cassete, bilhetes pessoais e registros de orquestras que marcaram gerações.

Produzido com recursos arrecadados exclusivamente pelo canal TFStudioMusic, no YouTube, “Memórias que Tocam” é, segundo seu criador, “um exemplo de produção audiovisual totalmente viabilizada com o apoio direto do público”. Ele completa: “O projeto mostra que, com engajamento e consciência coletiva, é possível criar conteúdos relevantes e duradouros sem depender de grandes estruturas”.

Ferigoli ainda destaca a importância do apoio do público para que o filme chegue mais longe, o que pode ser feito por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos.

PUBLICIDADE

Quem é Tiago

Tiago Ferigoli tem 46 anos, nasceu em São José dos Campos em 25 de julho de 1978. É formado em publicidade, com mestrado em psicologia e MBA em marketing. Também tem formação em música e fotografia. É especialista em planejamento em marketing digital.

Em 2009, produziu e dirigiu o documentário “Vira-Latas – os verdadeiros cães de raça”, que foi exibido pelo canal Animal Planet, do grupo Discovery; na Mostra Internacional de Cinema pelos Animais, de Curitiba (2012); no evento Mês dos Animais, em Niterói-RJ (2012); e em outros eventos e workshops pelo país. O documentário deu origem ao livro de mesmo nome, lançado pela Ediouro, que venceu mais de 40 mil cópias na primeira edição.

O profissional fundou, em maio de 2012, a TFStudio Audiovisual, onde vem desenvolvendo projetos de vídeos como o “Oiapoque ao Chuí”, aprovado pela lei do audiovisual; e “Doação de Vida” e “Dia de Cão”, aprovados pelo Proac-ICMS de São Paulo, em coprodução com a INfocus Filmes. Também em 2022, lançou o álbum “Wishes in Lockdown” que vem sendo distribuído mundialmente pela CD Baby Brasil.

Em outubro do mesmo ano, Ferigoli lançou seu canal no YouTube para falar sobre produção musical em geral. O canal já conta com mais de 21 mil inscritos e mais de 300 vídeos publicados.

Serviço

– Como assistir? – O filme “Memórias que Tocam” está disponível gratuitamente no canal do YouTube da TFStudio. Para assistir, acesse: YouTube.com/@TFStudioMusic

APOIO / SUPERBAIRRO