Vasco Faé, um dos maiores nomes do blues no Brasil, se apresenta no sábado, às 19h. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Em sua quarta edição, o Festival de Inverno do Parque Vicentina Aranha faz um tributo com shows e palestras reunindo nomes respeitados dos dois gêneros musicais

 

DA REDAÇÃO

Entre esta sexta-feira (11) e domingo (13), o Parque Vicentina Aranha irá promover o seu 4º Festival de Inverno, que terá como temas musicais o blues e o folk, além de opções de gastronomia com comidas temáticas e cervejas artesanais.

O evento é gratuito e terá shows com nomes nacionais e estrangeiros do blues e do folk, intervenções com guitarra, gaita solo, “one man band” e outras linguagens musicais, além de palestras sobre o universo do blues.

A curadoria é do gaitista e produtor cultural joseense Marcelo Naves. Com mais de 30 anos de carreira e residente no estado do Texas (EUA), Naves já tocou ao lado de lendas do blues, como Diunna Greenleaf, Willie “Big Eyes” Smith e Rick Estrin. É idealizador e curador do Festival de Blues de Jacareí e do projeto Blues no Municipal, em São José dos Campos.

Destaques

Nesta sexta-feira, às 19h30, a atração internacional Candice Ivory apresenta o show “When the Levee Breaks”, uma homenagem à pioneira do blues Memphis Minnie. Ao lado dos The Simi Brothers, a apresentação promete um encontro potente com o melhor do blues mundial.

No sábado (12), a programação começa às 12h com uma intervenção com o cantor e guitarrista Lukaschek. Ao longo do dia, haverá outras intervenções, shows e uma palestra com o produtor e historiador Chico Blues, que vai apresentar a história do gênero no Brasil. Fechando a noite, às 19h, com mais de 30 anos de trajetória e reconhecido como o mais antigo “one man band” do Brasil, o multi-instrumentista Vasco Faé faz um show celebrando sua carreira, marcada por inovação, versatilidade e paixão pelo blues.

No domingo (13), às 9h30, Tutty Harp e o Groove Improvisado apresentam uma experiência musical na qual a gaita assume o centro do palco. E encerrando o festival, às 10h30, Bidu Sous, primeira mulher no Brasil a lançar um álbum de blues tradicional com composições autorais, leva ao palco suas influências e identidade musical.

PUBLICIDADE

Programação

Dia 11 (sexta-feira)

– Palestra: “O Blues no Vale” – Com o músico e produtor cultural Danilo Simi – das 18h30 às 19h30, no Bambuzal

– Música com Candice Ivory & The Simi Brothers – das 19h30 às 20h50, no Bambuzal

Dia 12 (sábado)

– Intervenção com Lukaschek – das 12h às 13h, no Palco Street

– Música com Lucas Espildora – das 13h às 14h20, no Bambuzal

– Intervenção: Mustache e os Apaches – das 14h30 às 15h45, no Palco Street

– Música com Daniel Granado – das 16h às 17h20, no Bambuzal

– Palestra: “O Blues no Brasil” – Com o produtor e historiador Chico Blues – das 17h30 às 18h45, no Bambuzal

– Música com Vasco Faé – das 19h às 20h20, no Bambuzal

Dia 13 (domingo)

– Intervenção com Tutty Harp e o Groove Improvisado – das 9h30 às 10h20, no Palco Street

– Música com Bidu Sous – das 10h30 às 11h30, no Bambuzal

APOIO / SUPERBAIRRO

Serviço

– O quê? – 4º Festival de Inverno do Parque Vicentina Aranha

– Quando? – Sexta-feira (11 de julho), sábado (12) e domingo (13)

– Onde – Rua Engº Prudente Meireles de Moraes, 302 – Vila Adyana

– Etc. – O espaço gastronômico do festival funcionará na sexta-feira, das 17h às 21h; no sábado, das 10h às 21h; e no domingo, das 10h às 14h