Depois de percorrer ruas e avenidas do Centro expandido, o bloco faz sua apoteose na sede da Savema. Foto / SuperBairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Bloco vai celebrar 18 anos de criação com o tema “Alegria e Revolução”; há previsão de chuvas rápidas e intensas no final da tarde e à noite

 

DA REDAÇÃO

O tradicional bloco carnavalesco Lá Em Cuba, Em Cuba Lá, promete um show de irreverência e alegria nesta quarta-feira (11) com sua passagem por várias ruas e avenidas dos bairros Vila Adyana, Jardim Apolo, Jardim Maringá e Vila Ema, que compõem a região do SuperBairro joseense.

Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e da Climatempo, a previsão para a quarta-feira em São José dos Campos indica alta probabilidade de chuva, especialmente à tarde e à noite, com risco de temporais localizados, em curtos períodos, característicos do verão.

18 anos

Levando o tema “Alegria e Revolução, o bloco comemora 18 anos de presença no Carnaval da cidade. Embora ganhe a cada ano mais adeptos de todos os locais e setores de atividade, o Em Cuba Lá surgiu em 2009 a partir da ideia de um grupo de alunos em programas de mestrado e doutorado, pesquisadores, engenheiros e analistas associados à pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O objetivo foi utilizar a manifestação popular do Carnaval como um novo espaço de apresentação de atividades técnico-científicas relacionadas com a melhoria da qualidade de vida na cidade. Desde então, a cada ano tem sido levado às ruas um tema com essas características. O Em Cuba Lá só não esteve no Carnaval nos anos de 2021 e 2022 devido à pandemia de covid-19.

Embora afirme que o bloco é organizado organicamente e não é constituído como sociedade jurídica, um de seus membros mais atuantes desde o início é Antonio Miguel Vieira Monteiro, que assumiu em janeiro o cargo de diretor geral do Inpe. No Carnaval, ele continuará sendo o Miguelzinho.

Sobre o tema deste ano, Miguelzinho explica: “O tema procura recuperar a ideia, presente na literatura, de que a alegria é uma força vital, portanto também capaz de subverter, de transformar pessoas e coletivos. Os assentamentos humanos, que chamamos de cidades, historicamente, tiveram em sua fundação as festas, e as festas de rua”.

APOIO / SUPERBAIRRO

Programação

– Concentração – a partir das 17h, no portão principal do Parque Vicentina Aranha (Rua Prudente Meireles de Morais)

– Saída do bloco – 19h30

– Percurso – Rua Prudente Meireles de Moraes, Avenida 9 de Julho, Rua do Serimbura, Rua Aristides Friggi, Avenida Heitor Villa-Lobos

– Apoteose – Savema (Sociedade Amigos de Bairro da Vila Ema, Maringá e Adjacências), no bar Bem Boteco

– Dispersão – 21h30

PUBLICIDADE

Marchinha de 2026

Alegria e Revolução!

Ocupa a rua com alegria

É noite e dia de uma paixão

O meu respeito à fantasia

Bate no peito agora…

Vontade de te ver…

 

Como será?

Que está você…

Na nossa concentração?

Entre piratas e Pereirões

A banda toca, tocam os corações

 

Pra cá, pra cá, pra cá… Eu vou ficar…

Pra lá, pra lá, pra lá… Tem explosão

Pra cá, pra cá, pra cá… Levante a mão

O nosso bloco hoje… tem revolução

 

Lá emcuba emcubalá

Lá emcuba emcubalá

18 anos, vou comemorar

 

Falei da dengue e da falta d’água

Fui de trem-bala ver Seu Ditinho

Nossa história é muito bela

A noiva linda sai 

Com emo pra dançar

 

Pra cá, pra cá… Pra lá, pra lá…

Não solta da minha mão

Olha pro lado, Olha pra trás

Hay que endurecerse sin

Perder a folia jamais!

APOIO / SUPERBAIRRO