As visitas de grupos ao MIC já podem ser agendadas. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Os museus Interativo de Ciências e do Folclore reabrem as portas para visitas presenciais. Veja as regras, dias e horários

 

DA REDAÇÃO

O MIC (Museu Interativo de Ciências) de São José dos Campos, na Vila Industrial (região leste), irá reabrir ao público neste mês de outubro para visitas pré-agendadas. A retomada presencial ainda exige uso de máscara, respeito ao distanciamento social e uso de álcool em gel.

As visitas poderão ser realizadas de terça a sexta-feira, das 9h às 12h. O pré-agendamento deve ser feito com no mínimo sete dias de antecedência no site da Prefeitura (www.sjs.sp.gov.br) através de formulário online. A visita pode ser individual ou em grupo, com mínimo de 10 pessoas e máximo de 15 por sessão.

PUBLICIDADE

Folclore no parque

O Museu do Folclore, instalado dentro do Parque da Cidade, no bairro de Santana (região norte), também já está de portas abertas para o público. O museu foi reaberto no dia 21 de setembro e, até o dia 26, a exposição permanente recebeu 100 visitantes espontâneos. As visitas em grupo necessitam de agendamento prévio e só voltarão em um segundo momento.

Protocolos sanitários de proteção contra o novo coronavírus estão sendo aplicados, especialmente nos locais de visitação e circulação de pessoas. Na área expositiva, o número máximo permitido é de 12 pessoas (sendo 10 visitantes e dois mediadores), com distanciamento de 1,5 metro e 30 minutos de tempo máximo de permanência.

PUBLICIDADE

Já na Biblioteca Maria Amália Côrrea Giffoni, que funciona em prédio anexo ao da exposição, também há controle do número de pessoas no ambiente.

Tanto na área expositiva quanto na biblioteca e área administrativa do museu existe álcool em gel disponível, as janelas permanecem abertas e os ventiladores ficam ligados durante o período de funcionamento.

As visitas às exposições permanente e temporária podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Na biblioteca, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A sala dos “santos de fé” é um dos ambientes do Museu do Folclore. Foto / PMSJC

 

*Texto atualizado às 19h38 do dia 7/10/21 para correção do horário de funcionamento do Museu do Folclore.