Fotos / Vana Allas

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Eu sempre fui meio relaxada comigo mesma! Não sei se é preguiça ou a tal da baixa autoestima que me acompanha desde sempre… acho que as duas juntas!

De uma coisa eu sei: meu objetivo de vida nunca foi priorizar a estética. Quem me direcionou sobre esta escolha foi um grande amigo: Ody Ferreira. Ele sempre foi inteligente além da conta –lógico que nunca sou amiga de gente “burrinha”.

O conheci na igreja e ele, carioca, veio estudar no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Ficamos amigos grudados –só amigos mesmo!

Um dia, eu com cerca de 17 anos, trocando ideia com ele e, do nada, fui interrogada:

–– Vana, responda rápido! Inteligência ou beleza? Ele quis que fosse uma resposta instintiva e me apressou:

–– Vamos, responda sem pensar muito!

Eu atônita, rapidamente respondi:

–– Inteligência!

Aí ele completou:

–– Então invista em estudo e na área intelectual! Mas não se esqueça de cuidar da sua saúde pois ela é quem vai manter você sadia para realizar seus projetos e sonhos!

PUBLICIDADE

Só que eu não o “obedeci”. Gosto de ficar parada, deitada, sentada e lendo, assistindo mil coisas, enfim… uma completa sedentária! É bom dormir! É bom sentar e ficar a conversar com amigos e família e é bom demais ler e estudar deitada!

Mas agora chegou a idade da loba! E então sentimos que a vida vem engolindo a gente… confirmamos que ela é um sopro…

Quando falo que tenho 49 anos, normalmente me respondem:

–– Nossa, não parece tudo isto! Sinceramente me acho com rostinho de 45 e corpinho de 52!

Concluindo essa prosa, afirmo que ainda não tenho coragem de assumir as mechas brancas e cinzas. Você, leitor(a) me acha insegura ou falsa com medo de mostrar a realidade?

Quem sabe em breve você verá a minha realidade capilar… quer me dar um conselho sobre a aceitação das idades lindas da vida? Aguardo seu comentário!

PUBLICIDADE

> Vana Allas é jornalista (MTb nº 26.615), licenciada em Letras (Língua Portuguesa) e pós-graduada em Filosofia da Comunicação. É autora do livro “Vale, Violões e Violas – Uma fotografia do Vale do Paraíba”. Mora na Vila Icaraí.