A equipe joseense comemora o título mundial conquistado na Finlândia. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Após seis vitórias consecutivas contra alguns dos melhores times do mundo, a equipe joseense ficou com o título da competição que reuniu atletas com deficiência visual

 

DA REDAÇÃO

O Instituto Athlon, de São José dos Campos, conquistou nesse domingo (25) o título de campeão mundial de goalball de clubes, modalidade disputada por atletas com deficiência visual.

Na decisão do torneio, em Espoo, na Finlândia, o time joseense venceu por 4 a 3 o RGC Hansa, da Alemanha, ficando com o título de forma invicta, após seis vitórias consecutivas.

Na fase de grupos, o Athlon obteve três vitórias: 8 a 4 contra o EF Boufarik (Argélia), 6 a 4 diante do Old Power (Finlândia) e 5 x 1 frente ao NGA Lions (Lituânia). Classificado em 1º lugar no Grupo B, avançou às quartas de final para enfrentar o IVY, do Japão, vencendo por 5 a 3 e se colocando entre os quatro melhores clubes do mundo na modalidade.

Na semifinal, diante do GC Niksic (Montenegro), a equipe joseense garantiu a vaga na decisão com expressivos 10 a 1. Na final, o Athlon fez uma partida sólida, chegando ao título com o placar de 4 a 3. Outro time brasileiro, o Sesi-SP, terminou o Mundial em terceiro lugar.

A equipe de goalball do Athlon conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos. Agora, a equipe segue em busca dos títulos do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro deste ano.

PUBLICIDADE

O que é o Athlon

Há mais de 13 anos o Instituto Athlon desenvolve esportes para pessoas com deficiências física, visual, intelectual e TEA (Transtorno do Espectro Autista), desde a inclusão em projetos sociais até a prática esportiva de alto rendimento. Atende mais de 240 pessoas em 10 modalidades para atletas com deficiência entre 8 e 60 anos.

Nestes 13 anos no paradesporto, o instituto vem revelando atletas que se destacam nacional e internacionalmente em competições como Jogos Paralímpicos, campeonatos mundiais, Jogos Parapan-Americanos, campeonatos brasileiros e paulistas, supercopas, Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior e, mais recentemente, nos Paresp (Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo).

Desde 2016, em parceria com a Prefeitura e o governo do estado, a entidade já realizou oito corridas de rua por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, com mais de 20 mil participantes. Em São José, promove anualmente a corrida de aniversário da cidade e a do aniversário do distrito de Eugênio de Melo.

APOIO / SUPERBAIRRO