Baila!: dançarinos e públicos interagindo no Sesc. Foto / Luciana Branco/Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

O sábado tem eventos de qualidade e para todas as idades em São José, todos gratuitos; o domingo, dia de eleição, não terá programação cultural

 

DA REDAÇÃO

FCCR fecha mês das crianças

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) fecha o mês das crianças com uma programação especial no Centro Cultural Clemente Gomes, em Santana, pelo projeto Território de Brincar. Veja as atrações:

Às 10h, a Estação Sonoro, do Projeto Reciclaí, oferece um espaço para vivências sonoras e sensoriais, onde pais e filhos terão acesso a instrumentos musicais e elementos sonoros feitos com materiais recicláveis; às 10h, Oficina – Construção de brinquedos; às 10h, Brincadeiras Lúdicas – “Que bicho você é”; às 10h30, “Festança”, com os grupos Companhia Bola de Meia, Passarinheiros, Canto de Coruja e Vira Cambota; às 14h, o Projeto Guri faz apresentação com alunos dos instrumentos de corda, percussão e coral; às 16h30, “Planeta Peteca”, com Cris Barulins e Banda, mistura o lúdico e a dança inspirando-se nos clássicos infantis.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

No Centro Cultural Clemente Gomes (avenida Olivo Gomes, 100 – Santana).

“Planeta Peteca” faz parte do dia dedicado às crianças no Centro Clemente Gomes. Foto / Divulgação

Um violeiro na praça

O violeiro Fábio Miranda vai estar na praça Cônego Lima, no centro da cidade, com um show que invoca o Maestro Sabiá para contar histórias penosas ao som de uma viola chorosa e de modas que irão encantar ao público.

Após o show, artistas do projeto Arte nas Ruas, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, fazem suas intervenções artísticas.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 10h, show de Fábio Miranda; às 11h30, Arte nas Ruas, na praça Cônego Lima – Centro.

Fábio, banda e viola: um show cheio de personalidade. Foto / Divulgação

Circo no Centro da Juventude

Seu Malaquias leva seu circo de lona até o Centro da Juventude com o espetáculo “A Fabulosa Caravana do Seu Malaquias”. A atração, que integra o projeto cultural Território de Brincar, é baseada nos antigos circos de lona que chegavam no interior. O espetáculo reúne mágicas, encantamento de cobras e batalhas.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 10h30, no Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131 –Jardim América).

O circo do Seu Malaquias vai esticar sua lona no Centro da Juventude. Foto / Paullo Amarall/FCCR

‘Angels’, o show no Mercadão

O Carol Capucho Trio vai animar o projeto Mercadão Vivo com um repertório pop de músicas autorais. “Angels” traz a doçura da voz de Carol e a experiência do pai Claudio e do primo Júlio com grandes bandas de baile.

Além das apresentações musicais, o projeto conta com intervenções artísticas, city tour e feira de artesanato.

Às 11h, no pátio do Museu de Arte Sacra (travessa Chico Luiz, 67 – ao lado do Mercado Municipal – Centro).

Carol Capucho Trio faz o show deste sábado no Mercadão Vivo. Foto / Divulgação

‘Scaratuja’: vivência para bebês

No espetáculo “Scaratuja”, com o Grupo Catarsis, os bebês –público-alvo– são convidados a explorar o mundo e a si mesmos. Em um tapete especial, com texturas diferentes, os atores Aline Volpi e Vladimir Camargo traçam um enredo lúdico que se utiliza de sons, expressões corporais e linguagem não verbal para representar o nascimento e o desenvolvimento da primeira infância. Também brincam com bolinhas, elásticos e fitas. Serão realizadas duas sessões neste sábado.

Evento gratuito com recomendação de público de 0 a 3 anos. Retirada de senhas 30 minutos antes.

Às 11h e às 15h, no espaço Corpo e Arte do Sesc de São José dos Campos (avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas).

“Scaratuja” tem como público-alvo os bebês de 0 a 3 anos. Foto / Divulgação

Um convite à dança

Inspirado pelo Zouk, o público é convidado pelo elenco do Baila! a mover seus corpos numa vivência de conexão, autoconhecimento, troca e diversão. Segundo os realizadores, o espetáculo é “um jeito festivo de perpetuar a arte da dança dançada a dois, ressignificar corpos e as relações entre música e movimento”.

Evento gratuito e livre para todas as idades. Retirada de ingressos a partir das 16h30 (credencial plena) e, a partir das 17h, para demais interessados, havendo disponibilidade.

Às 18h, no solário do Sesc de São José dos Campos (avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas).

PUBLICIDADE

João Sabiá, o show do Sesi

Conhecido por produzir um som dançante e animado, João Sabiá apresenta repertório autoral –lançado em quatro álbuns– onde o cantor e compositor mostra suas referências interpretando clássicos de grandes artistas, como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto, Jorge Ben Jor, Marcos Valle, Jair Rodrigues, Dorival Caymmi, João Bosco, Benito Di Paula, entre outros. A banda é formada por bateria, baixo, teclado, trompete, trombone e a guitarra de Sabiá.

Evento gratuito.

Às 20h, no Teatro do Sesi (avenida Cidade Jardim, 4.389 – Bosque dos Eucaliptos).

Grandes nomes da música brasileira desfilam na voz e guitarra de João Sabiá. Foto / Divulgação

Tributo a Elton John

O Cine Teatro Benedito Alves recebe o show “Elton John Tribute”, com Zégui Muricy e banda, pelo projeto cultural Sábados Musicais. Pianista, cantor, compositor e produtor britânico com mais de 50 anos de sucesso, Elton John já vendeu mais de trezentos milhões de discos. O tributo homenageia sua carreira com um repertório cheio de clássicos.

Evento gratuito e livre para todas as idades. Clique [aqui] para reservar seu ingresso.

Às 20h, no Cine Teatro Benedito Alves (rua Rui Dória, 935 – Centro).

Zégui Muricy homenageia Elton John. Foto / Paullo Amarall/FCCR

Solos Teatrais

A 6ª Mostra Solos Teatrais se encerra com a Cia. Robson Jacqué e o espetáculo “Assentos | estudos possíveis da ausência”. A performance é uma experiência audiovisual criada em tempo real, inspirada na pintura de Edward Hopper e nos poemas de Emily Dickinson. A mostra buscou compartilhar diversas montagens solo, possibilitando estabelecer entre os artistas e o público reflexões acerca das criações teatrais.

Evento livre para todas as idades. Entrada com ingresso solidário (1kg de arroz).

Às 21h, no Centro Cultural Clemente Gomes (avenida Olivo Gomes, 100 – Santana).

“Assentos”: o espetáculo encerra a 6ª Mostra Solos Teatrais. Foto / Paullo Amarall/FCCR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE