Boeing 737-800 na pista do aeroporto de São José dos Campos: modelo ligará a cidade ao Rio de Janeiro. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Começam no final de março os três voos semanais de passageiros entre São José dos Campos e Rio de Janeiro e vice-versa; conexões permitirão a ligação com 12 destinos, entre eles algumas das principais capitais brasileiras

 

DA REDAÇÃO

A partir do próximo dia 27 de março serão retomadas as operações aéreas regulares de passageiros no aeroporto de São José dos Campos. Inicialmente, serão oferecidas pela Gol Linhas Aéreas três frequências semanais diretas, de ida e volta, para o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

Os voos partirão do aeroporto de São José às segundas, quintas e sábados, às 6h20, aterrissando no Rio de Janeiro às 7h25. A aeronave utilizada será o Boeing 737-800, com capacidade para 186 passageiros. As passagens já estão sendo vendidas pelo site da companhia aérea e por agências de viagens.

Conexões

A SJK Airport, concessionária do aeroporto, e a Gol fizeram uma parceria para oferecer conexões para diversos destinos no Brasil. Após os desembarques no Rio, em cerca de 40 minutos será possível fazer conexão para 12 destinos diferentes: Salvador, Fortaleza, Recife, Natal, Maceió, Aracaju, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Navegantes (SC), Vitória e Belo Horizonte.

De acordo com a SJK, outros destinos, alguns internacionais, como Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile), também poderão ser incluídos no pacote da parceria com a Gol, mas ainda dependem do remanejamento e ajustes de horários no aeroporto Tom Jobim.

As opções de conexões foram apresentadas na terça-feira (30), durante evento no aeroporto. Participaram da solenidade executivos e representantes do setor aéreo, além de autoridades estaduais e municipais, entre elas o prefeito Anderson Farias (PSD).

PUBLICIDADE

O presidente do conselho da SJK, Eduardo do Valle, afirmou que os horários de chegada aos destinos por meio das conexões serão muito similares e, em alguns casos, até melhores quando comparados com os voos que saem de São Paulo. “Será muito vantajoso para os passageiros da RMVale, sul de Minas e outras cidades próximas utilizarem as conexões”, garantiu. “Estamos falando de mais agilidade, melhor acesso, conforto e economia.”

O secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, presente no evento, avaliou que a retomada dos voos de passageiros em São José dos Campos será o início de um ciclo positivo. “Não tenho dúvidas de que muito brevemente nós teremos um aumento do número e da oferta de destinos porque o resultado vai nos surpreender positivamente”, afirmou. “São José e toda a região têm um potencial enorme, inclusive no turismo, que pode ser muito bem explorado”, completou.

Turismo

A retomada de voos de passageiros a partir do aeroporto de São José também poderá render frutos para o trade turístico regional. Um dos objetivos é a atração de turistas de todo o país para destinos da região, como Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Santuário de Aparecida e Comunidade Canção Nova. Esses passageiros poderão também utilizar as conexões com tarifas promocionais a partir do Rio de Janeiro para chegarem ao Vale do Paraíba.

Os voos do Rio de Janeiro com destino a São José serão realizados às quartas, sextas e domingos, com partida às 21h55 e chegada prevista para as 23h.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE