DA REDAÇÃO
Esse é o valor total que os brasileiros pagaram de impostos, taxas e contribuições nos quatro primeiros meses de 2021, segundo estimativa do Impostômetro, painel que monitora o total pago à União, estados e municípios. A cifra é maior que os quase 705 bilhões pagos no mesmo período do ano passado.
A Receita Federal ainda não consolidou dados sobre a arrecadação federal em abril. Os últimos números divulgados são de março e mostram alta real de 18,5% na arrecadação da União, que chegou ao total de R$ 137,9 bilhões, um recorde para o terceiro mês do ano.
Quando divulgou o balanço, no dia 20 de abril, a Receita disse que o resultado foi influenciado por alta na arrecadação de imposto de importação e de tributos sobre empresas. Apenas o governo federal arrecadou, no primeiro trimestre deste ano, R$ 445,9 bilhões.
A arrecadação de impostos, contribuições e demais receitas federais ainda não sentiu os efeitos da segunda onda da covid-19 no Brasil, já que os números são resultado de fatos geradores de arrecadação em fevereiro. O agravamento da pandemia se deu de forma mais intensa em março deste ano. Possíveis reflexos serão sentidos na arrecadação de abril.

Em plena pandemia, arrecadação de impostos está batendo recordes. Foto / Marcello Casal Jr/Agência Brasil 
