Durante três dias, o Parque Vicentina Aranha vai respirar literatura e música. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Após um adiamento provocado por questões político-ideológicas, evento será realizado neste fim de semana com shows, mesas literárias, palestras e outras atrações do mundo da literatura

 

DA REDAÇÃO

O Parque Vicentina Aranha apresenta, desta sexta-feira (28) a domingo (30), a 11ª edição da Flim (Festa Literomusical de São José dos Campos), que neste ano terá o tema “Voam as Palavras no Parque das Letras”. A ideia é usar a metáfora do parque como um livro que tem em suas linhas cada festa já realizada.

O evento vai ocorrer após ter sido adiado em setembro em razão de problemas entre a Prefeitura e uma das convidadas, a jornalista e escritora Milly Lacombe, acusada de promover em outro evento o que foi classificado como um discurso de ódio contra a família tradicional como instituição. Após a renúncia do grupo de curadoras da festa original, a Flim foi recriada com maior participação de convidados e temas locais.

Ao longo dos três dias de programação, a Afac (Organização Social de Cultura), gestora do Vicentina Aranha, promete “um grande encontro literário que vai celebrar a literatura infantojuvenil, a educação e a formação de novos leitores, considerando práticas de leitura e escrita, diversidade cultural, vivências literárias e reflexões sobre os desafios da produção literária contemporânea”.

Simultaneamente e no mesmo local, será realizada a 58ª Semana Cassiano Ricardo, evento tradicional sob responsabilidade da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Uma das atrações será a entrega do Troféu Cassiano Ricardo.

PUBLICIDADE

Solidária, acessível e sustentável

– Doação de alimentos – Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos, todos os anos o público da Flim é convidado a doar 1 kg de alimento não perecível em benefício das entidades assistidas pela instituição. A doação é opcional. Todas as atrações são gratuitas.

– Libras e Braile – As principais mesas literárias contarão com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e, com o apoio de uma equipe de voluntários, exemplares da programação impressos em Braile estarão disponíveis para consulta durante o evento. Nas mídias sociais (@flim.sjc), as publicações acompanham a legenda #ParaTodosVerem, recurso que dá acesso ao conteúdo para pessoas com deficiência visual.

– Sustentabilidade – Coletores adesivados para o descarte correto de resíduos estarão disponíveis por todo o parque, além de bebedouros, incentivando o consumo consciente. Todas as lonas utilizadas na comunicação visual da Flim serão doadas para o projeto “Reciclaí”, que usará o material para a confecção de instrumentos para musicalização infantil.

Quem faz a Flim

A Flim 2025 é um oferecimento do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. A realização é da Afac (Organização Social de Cultura), Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura de São José dos Campos.

APOIO / SUPERBAIRRO

PROGRAMAÇÃO

11ª Flim

Mesas e livros

Durante a Flim, livros de autores locais serão lançados em cinco mesas literárias temáticas, abordando diferentes gêneros, todas apresentadas pelo escritor Sandro Cuesta.

As mesas serão as seguintes:

– “Poesia” – Com Larissa Ferreira, Thalita Monte Santo e mediação de Mariana Bastos

– “Não Ficção” – Com Diego Cavaleiro Andante, Paula Carnevalli, Danusa Machado e mediação de Douglas Garrido

– “Contos e Crônicas” – Com Joana Ricci e Thereza Osório, com mediação de Sandra Guimarães

– “Literatura Infantil” – Com Sheila Faemnan, Shiva Carolina, Liza Scavone e mediação de Cristina Hernandes

– “Romance” – Com Sidney Alexsandro, Guilherme de Lima, Lola Chambrett e mediação de Silla Antunes

Shows

– “Silvero Interpreta Belchior” – O show de abertura da 11ª Flim, na noite de sexta-feira, às 19h30, será com o ator e cantor Silvero Pereira, que interpretará canções de Belchior. “Silvero Interpreta Belchior” é um espetáculo que une intensidade cênica e musical, na voz e presença do multiartista cearense, reconhecido como ator, cantor e performer.

– Cecília Militão – No sábado, às 20h30, quem subirá ao palco é a cantora jacareiense Cecília Militão. Conhecida por sua voz marcante e por se apresentar em shows de jazz, bossa nova e MPB, é a criadora do projeto Vozes Pretas. Seu repertório inclui uma mistura de jazz tradicional, samba-jazz, soul jazz, bossa nova e música brasileira.

– Batuque de Responsa – No domingo, às 11h30, o Batuque de Responsa, projeto de São José dos Campos, encerra a Flim com uma proposta de samba contagiante e performático, com ritmistas e alegorias.

APOIO / SUPERBAIRRO

58ª Semana Cassiano Ricardo

Palestras

– Andrea de Barros – “Uma Aventura Machadiana em Moscou e os Caminhos da Literatura Brasileira”

– Ubiratan Brasil – “Importância e dificuldades de se resgatar a obra e vida de escritores modernistas e o papel da imprensa neste processo”

– Regina Helena Paiva Ramos – “A mulher na Imprensa e na Literatura Nacional”

– Ricardo Martins e Mário Lúcio Sapucahy – “O Retrato do Planeta”

– Ricardo Martins – “Expedição Yanomami”, com lançamento do livro “Os Últimos Filhos da Floresta” e exibição de documentário

Mesas literárias

– “O sentido das palavras que incluem” – Sábado, às 10h – Com a presença da finalista do Prêmio Jabuti, Jô Freitas, da escritora e podcaster Geovana Tominaga e mediação da pedagoga e contadora de histórias Helen Cypiano.

– “Literatura e escola – Como se ensina a gostar de ler?” – Sábado, às 15h – Com os professores e escritores Ricardo Estevão e Guilherme de Lima, sob a mediação do arte-educador Ricardo Silva.

– “O que nos cura é também palavras” – Sábado, às 17h – Com os apresentadores de TV Jonas Almeida e Kelly Maria e mediação da jornalista e escritora Renata Veneziani.

– “As histórias que nos constroem – Sábado, às 19h – Com a autora de literatura para as infâncias Teresa Cristina Bendini, da escritora Jéssica Anitelli, da jornalista e idealizadora do canal “Ler Antes de Morrer”, Isabella Lubrano, e mediação da jornalista Fernanda Santos.

– “Poesia é afeto que avoa” – Domingo, às 10h – Um encontro de gerações com o poeta Paulo Barja, a escritora mirim Antônia Gomes Minchoni e mediação da jornalista e escritora Thalita Monte Santo.

PUBLICIDADE

Serviço

– O quê? – 11ª Flim – Festa Literomusical de São José dos Campos, e 58ª Semana Cassiano Ricardo

– Quando? – Sexta-feira (28 de novembro), sábado (29) e domingo (30)

– Onde? – Parque Vicentina Aranha (Rua Engº Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana)

– Etc. – Evento gratuito; ingresso solidário opcional de 1 kg de alimento não perecível

APOIO / SUPERBAIRRO