Prédio que será implodido abrigou o Hotel Urupema durante quase 50 anos. Foto / SuperBairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Operação será realizada às 10h do domingo por uma construtora especializada e terá apoio da Defesa Civil; moradores dos prédios próximos deverão deixar seus imóveis entre 9h e 10h30

 

DA REDAÇÃO

No próximo dia 16, um domingo, o prédio onde funcionava o Hotel Urupema, na avenida Nove de Julho, Vila Icaraí, será posto ao chão por meio de uma implosão. A operação será realizada às 10h, de acordo com o plano de contingência aprovado pela Prefeitura de São José dos Campos.

O procedimento foi classificado pela Engemak Construtora como uma “demolição controlada”. A empresa será responsável pela execução e contará com o apoio da Defesa Civil do município.

De acordo com a Engemak, foram realizadas palestras informativas com moradores e comerciantes vizinhos do prédio para esclarecer dúvidas sobre o processo e padronizar os procedimentos de segurança antes, durante e após a implosão.

Como será

A Defesa Civil definiu um cronograma de alertas sonoros para orientar a população. O primeiro toque, às 9h, indicará o prazo final para desocupação. O segundo, às 9h30, marcará a contagem regressiva de 30 minutos. O terceiro, às 9h55, será o alerta de que faltam cinco minutos para a implosão. O último toque, às 9h59, vai anteceder o início da operação.

Os moradores de prédios próximos deverão desocupar seus imóveis até as 9h do domingo e só poderão retornar após a liberação oficial, prevista para as 10h30. Durante o período, ruas no entorno serão interditadas e o estacionamento de veículos estará proibido.

O plano de contingência também prevê uma zona de exclusão com controle de acesso, janela operacional curta, estimada entre 10h e 10h30, e varredura pós-evento, incluindo a análise de poeira, detritos e integridade de fachadas antes da liberação da área.

APOIO / SUPERBAIRRO

Uso misto

A implosão do prédio marcará o encerramento definitivo das atividades do Hotel Urupema, que fechou as portas em 20 de julho deste ano após quase 50 anos em funcionamento. Tapumes e barreiras de segurança começaram a ser instalados ainda em julho, porém a operação foi adiada para garantir um planejamento detalhado e reduzir os riscos envolvidos.

Após a demolição, o espaço dará lugar ao Urupema Residence & Mall, um complexo de uso misto com apartamentos compactos de 33 a 37 m² e um centro comercial no térreo com lojas a partir de 43 m².

APOIO / SUPERBAIRRO