A 11ª Festa Literomusical de São José dos Campos vai acontecer nos dias 28, 29 e 30, com o tema “Voam as Palavras no Parque das Letras”; a 58ª Semana Cassiano Ricardo será realizada simultaneamente
DA REDAÇÃO
A Afac (Organização Social de Cultura), entidade que responde pela gestão do Parque Vicentina Aranha, na Vila Adyana, anunciou na terça-feira (4) a nova data da 11ª edição da Flim (Festa Literomusical de São José dos Campos. O evento será realizado nos dias 28, 29 e 30 deste mês.
A Flim deveria ocorrer em setembro, porém foi adiada pela Afac após a Prefeitura ter excluído da programação a jornalista e escritora Milly Lacombe, acusada pelo vereador Thomaz Henrique (PL) e pelo prefeito Anderson Farias (PSD) de ofender a instituição da família tradicional em evento recente.
O cancelamento da jornalista, determinado pelo prefeito, precipitou uma debandada de convidados desistindo de participar em solidariedade a ela. Além disso, estava sendo organizada uma manifestação de protesto, no mesmo dia e horário da abertura da Flim, por ativistas culturais da cidade e militantes de partidos de oposição.

‘Parque das Letras’
“Voam as Palavras no Parque das Letras” é o tema da 11ª Flim. Segundo os organizadores, “a metáfora do parque como livro nos inclui em suas linhas, encontrando com personagens crianças, jovens, adultos e idosos, caminhando, correndo, observando, analisando, refletindo a complexidade da nossa condição humana”.
Nos três dias de programação, serão realizadas mesas literárias, lançamentos de livros de escritores locais, oficina de escrita criativa, sarau, slam, intervenções artísticas, atividades infantis, feirinhas e área gastronômica.
Ao mesmo tempo e no mesmo local, será realizada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) a 58ª Semana Cassiano Ricardo, evento que incentiva a leitura e a literatura.
Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos, o público da Flim será convidado a doar 1 kg de alimento não perecível em benefício das entidades assistidas pela instituição. A doação é opcional e todas as atrações são gratuitas.
A Flim 2025 é um oferecimento do Ministério da Cultura, do Governo Federal e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado. A realização é da Afac, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura de São José dos Campos.



Flim deveria ocorrer em setembro, mas foi adiada para o final de novembro. Foto / Claudio Vieira/PMSJC 
