Projeto-piloto visa aumentar a fluidez no trânsito permitindo conversão à direita em cruzamentos com formato de T, mesmo com o semáforo fechado
DA REDAÇÃO
Começou a ser implantado no trânsito de São José dos Campos o projeto-piloto Direita Livre, que consiste na permissão de conversão à direita mesmo com o semáforo fechado, aumentando a fluidez em cruzamentos com formato de T.
Adotada pela Prefeitura a partir de projeto de lei do vereador Claudio Apolinario (PSD), a manobra é regulamentada pelo artigo 44-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), alterado pela lei nº 14.071/2020.
A primeira sinalização do Direita Livre foi implantada na terça-feira (4) no cruzamento da rua São João Del Rey com a avenida Andrômeda, na região sul.
Como funciona
Segundo orientação da Secretaria de Mobilidade Urbana, mesmo com a liberação o motorista deve: reduzir a velocidade; parar, se necessário; dar prioridade total a pedestres e ciclistas.
O projeto será monitorado pela secretaria e deverá ser estendido gradualmente para outros 30 cruzamentos da cidade. Nos primeiros dias de implantação, agentes de mobilidade estarão presentes nos locais orientando motoristas, ciclistas e pedestres.
A secretaria adverte que a conversão à direita só fica liberada onde houver sinalização específica. Nos demais cruzamentos, permanecem valendo as regras tradicionais do semáforo.

Locais com Direita Livre
Os seguintes cruzamentos receberão o projeto:
– Av. Adhemar de Barros – Rua Major Vaz / Centro x Bairro
– Av. Heitor Villa Lobos – Av. Eng. Francisco José Longo / Bairro x Centro
– Av. Eng. Francisco José Longo – Rua Paulo Setúbal / Bairro x Centro
– Av. Dr. Nélson D´Ávila – R. Jordão Monteiro Ferreira / Bairro x Centro
– Av. Dr. Nélson D´Ávila – R. Antônio da Silva Santos / Bairro x Centro
– Av. Tancredo Neves – R. Iracema / Centro x Bairro
– Av. Tancredo Neves – R. Aparecida Maria Consiglio / Centro x Bairro
– Av. Cidade Jardim – R. Benedito Alves Moreira / Bairro x Centro
– Av. Cidade Jardim – R. Itambé / Centro x Bairro
– Av. Cidade Jardim – R. Jacinto Gallo / Centro x Bairro
– Av. Cidade Jardim – R. José Rachid / Bairro x Centro
– Av. Cidade Jardim – R. Carlos Alberto F. Moreira / Bairro x Centro
– Av. Cidade Jardim – R. Pedro Martins Ribeiro / Centro x Bairro
– Av. Cidade Jardim – R. Lázara Augusta da S. Lisboa / Centro x Bairro
– Av. Cidade Jardim – R. José Alves Ribeiro Filho / Bairro x Centro
– Av. Cidade Jardim – R. Joaquim Silvério Neto / Centro x Bairro
– Av. Cidade Jardim – R. Felisbino F. Rodrigues / Bairro x Centro
– Av. Andrômeda – R. Benedito Marcondes dos Santos / Bairro x Centro
– Av. Andrômeda – R. Espinosa / Centro x Bairro
– Av. Andrômeda – R. José Octávio Franco Bittencourt / Bairro x Centro
– Av. João Batista de Souza Soares – R. Gandu / Centro x Bairro
– R. Caravelas – R. Abaré / Bairro x Centro
– R. Carlos Nunes de Paula – Pça Francisco Lopes de Azevedo / Centro x Bairro
– R. Carlos Nunes de Paula – R. Cônego José Romão da Rosa Goes / Centro x Bairro
– R. Penedo – R. Icatu / Centro x Bairro
– Pça Natal – R. José Cobra / Centro x Bairro
– Av. João Batista Soares de Queiroz Júnior – R. Paineiras / Bairro x Centro
– Rodovia dos Tamoios – Rua Talim / Centro x Bairro
– Av. Audemo Veneziani – R. Independência / Centro x Bairro
– Av. Princesa Isabel – R. Alexandrino José de Souza / Centro x Bairro



O primeiro cruzamento do projeto Direita Livre foi implantado na avenida Cidade Jardim, na região sul. Foto / PMSJC/Divulgação 
